abril, 2021

07abr6:00 pm8:00 pmPortugal, uma Retrospectiva — Aula #25Curso Livre6:00 pm - 8:00 pm Tipologia do Evento:Curso

Banner do curso livre

Ver mais

Detalhes do Evento

Curso livre sobre a história de Portugal, promovido pelo IHC, Público e Tinta da China, com coordenação científica de Rui Tavares.

 

Portugal, uma Retrospectiva #25: 500 AC, O Mistério da Escrita do Sudoeste

 

Vigésima-quinta aula do curso, dedicada ao ano de 500 AC, que será conduzida por Amílcar Guerra (UNIARQ — ULisboa). Conclusão do curso por Rui Tavares (IFILNOVA).

Chegados ao fim do nosso percurso, o que há? Cerca de uma trintena de estelas gravadas em ponta de pedra com palavras numa língua desconhecida e numa escrita até agora indecifrada. Encontram-se no sudoeste do território hoje português, entre o Alentejo e o Algarve, com mais alguns achados identificados na Andaluzia espanhola. A existência destes monumentos escritos fascina os historiadores e espicaça o engenho de linguistas. Chamaram-lhe em tempos a “escrita dos tartéssios” e são o ponto de partida da aula que encerra o curso.

 

Sobre o curso:

O curso é constituído por 25 aulas, de periodicidade semanal e via a plataforma Zoom, que têm como base cada um dos volumes da colecção homónima (Portugal, uma Retrospectiva) publicada pelo Público e a Tinta da China em 2019.

As aulas serão leccionadas pelos respectivos autores, nacionais e estrangeiros, incluindo diversos investigadores/as do IHC.

Cada aula online terá a seguinte estrutura:

– uma breve apresentação dos autores/as e de cada volume, por Rui Tavares;
– uma palestra sobre cada um dos anos-tema, pelos autores/as do volume;
– um período de debate, a partir de perguntas dos participantes, que terão lido os volumes previamente.

As histórias de Portugal têm sido todas contadas da mesma maneira: de trás para a frente, a partir de uma ideia de nacionalidade que se supõe mais ou menos fixa desde o século XII, e com o esforço e a imaginação do historiador completando as lacunas. Portugal: Uma Retrospectiva vira estes pressupostos às avessas. Em vez de tentar encontrar um início para a história, começamos a partir de onde estamos — no presente — e vamos procurar o que sabemos e ignoramos de nós num passado cada vez mais distante. Em cada sessão deste curso dedicamo-nos a um ano da história que hoje é de Portugal, encontrando a cada passo uma maneira diferente de olhar para essa história, os seus problemas diferentes e gentes diferentes. Em cada momento da história tentaremos refazer as nossas perguntas e as nossas respostas, a partir de fontes que conhecemos e do muito que sempre ignoramos.

Este curso destina-se a todos/as os interessados em História de Portugal, que procurem uma nova abordagem para adquirir conhecimento sobre o presente e o passado de Portugal seguindo uma ordem inversa dos acontecimentos.

Colaboram também o IFILNOVA e Departamento de História da Universidade de São Paulo.

O IHC emitirá um certificado de participação no final do curso.

 

Tempo

(Quarta-feira) 6:00 pm - 8:00 pm

Localização

Link a divulgar aos alunos e alunas

Organizador

Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH, Público e Tinta da China

X