março, 2024

14mar(mar 14)9:30 am15(mar 15)7:00 pmPortugal, Espanha e mais além (1974-1977)Congresso Internacional9:30 am - 7:00 pm (15) Biblioteca Nacional de Portugal, Campo Grande, 83 — 1749-081 LisboaTipologia do Evento:Congresso

Detalhe da capa do primeiro número da revista espanhola Realidades, editado em Janeiro de 1976.

Congresso que visa aprofundar o conhecimento sobre as manifestações e representações culturais, artísticas e mediáticas associadas aos movimentos sociais surgidos após a revolução portuguesa e durante a transição espanhola.

Portugal, Espanha e mais além (1974-1977):
Revolução, transição e movimentos sociais

Entre 1974 (ano do 25 de Abril) e 1977 (data das primeiras eleições gerais em Espanha), a Península Ibérica viveu o fim de duas longas ditaduras e o início dos seus regimes democráticos. Embora diferentes nos seus processos de formação e transição, as experiências portuguesa e espanhola possuem aspetos comuns. Um deles, que constitui o foco deste congresso, é o surgimento de movimentos sociais que contribuíram para aprofundar a democratização real do sistema. Este congresso visa aprofundar o conhecimento sobre as manifestações e representações culturais, artísticas e mediáticas associadas aos movimentos sociais surgidos após a revolução portuguesa e durante a transição espanhola. A efervescência colectiva promoveu formas alternativas de convivência, organização e distribuição de poder. A revista Realidades expressou-o na capa do seu primeiro número (Janeiro de 1976) com a manchete “O povo volta”. Estas experiências foram a última tentativa na Europa ocidental de construir uma práxis revolucionária a partir da base, face à frustração causada pelos sistemas políticos anteriores.

ENTRADA LIVRE

>> Descarregar o Programa (PDF) <<

Cartaz do congresso “Portugal, Espanha e mais além (1974-1977): Revolução, transição e movimentos sociais”. 14 e 15 de Março de 2024, na Biblioteca Nacional de Portugal. Além do título e datas, o cartaz inclui uma fotografia de uma sala com paredes brancas e chão de madeira, onde, na parede, está pendurada a capa do primeiro número da revista espanhola Realidades, com o título “El Pueblo Vuelve”; a capa encontra-se iluminada por dois focos de luz, colocados a cada lado.

14 (Quinta-feira) 9:30 am - 15 (Sexta-feira) 7:00 pm

Biblioteca Nacional de Portugal

Campo Grande, 83 — 1749-081 Lisboa

Instituto de História Contemporânea — Universidade NOVA de Lisboa, ICNOVA — Instituto de Comunicação da NOVA, IN2PAST e Universidad Complutense de Madrid