julho, 2021

05jul3:00 pm6:00 pmPioneiras na Construção da EuropaEscola de Verão NOVA FCSH3:00 pm - 6:00 pm NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, sala a anunciar, Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 LisboaTipologia do Evento:Curso

Detalhe do cartaz do curso

Curso integrado na edição 2021 da Escola de Verão da NOVA FCSH, com o objectivo de dar visibilidade à participação feminina na reflexão sobre a Europa e o seu futuro.

Pioneiras na Construção da Europa

Docentes: Isabel Lousada (CICS.NOVA) e Isabel Baltazar (IHC)

Datas e Horários: 5 a 9 de Julho | das 15h00 às 18h00

Duração: 15h

Modalidade: presencial

Objectivos:

O curso Pioneiras na Construção da Europa tem como principais objetivos compreender a evolução da ideia de Europa ao longo do século XX, sobretudo durante a primeira metade de século, para dar visibilidade à participação feminina na reflexão sobre a Europa e o seu futuro. Nesta investigação será mostrado que as mulheres, para além de um olhar sobre a situação europeia do seu tempo, apresentaram, ainda, a sua posição sobre os acontecimentos expressa quer na esfera privada quer na espera pública. O seu protagonismo revelar-se-ia surpreendente pela participação em organizações internacionais, nomeadamente na SDN. Este envolvimento continuaria durante a segunda metade do século, participando plenamente no processo da construção europeia..

Programa resumido:

1. Uma pioneira na defesa da unidade da Europa: Louise Weiss, a “europeia”;
  2. Um olhar sobre a Europa a partir de Portugal – um europeísmo feminino?
  3. As Mulheres e a Construção Europeia.

Curso creditado pelo CCPFC para professores do Ensino Básico (2º e 3º Ciclos) e Secundário.

🔗 Mais informações e inscrições

Cartaz do curso "Pioneiras na Construção da Europa" da Escola de Verão da NOVA FCSH 2021

Imagem do cartaz: Discurso de Ursula von der Leyen, em 2017 (Munich Security Conference)

(Segunda-feira) 3:00 pm - 6:00 pm