novembro , 2023

20nov(nov 20)9:00 am24(nov 24)6:00 pmPHONLAB: repensar centros e periferias científicas no século XXExposição9:00 am - 6:00 pm (24) Universidade de Évora, Colégio do Espírito Santo, Rua do Cardeal Rei, 6 — 7000-645 ÉvoraTipologia do Evento:Exposição

Faixa ilustrativa da Semana da Ciência e Tecnologia 2023, de 20 a 26 de Novembro. A 24 de Novembro celebra-se o Dia Nacional da Cultura Científica. Inclui o logótipo da agência Ciência Viva e o texto “Descobre a ciência que se faz em Portugal e quem são os nossos cientistas. Actividades em todo o país”.

Exposição organizada pela equipa do projecto PHONLAB no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia 2023, que celebra a ciência, a comunidade científica e o trabalho esta que desenvolve para a sociedade.

PHONLAB: repensar centros e periferias científicas no século XX

O Laboratório de Fonética Experimental da Universidade de Coimbra (1936-1979) era considerado internacionalmente, em meados do século XX, o mais avançado da Europa. Nas suas salas investigaram e especializaram-se nos inovadores instrumentos e métodos de investigação criados pelo seu fundador e director, Armando de Lacerda (1902-1984), cientistas das universidades de Harvard, Paris, Cambridge, Bona, Texas, Toulouse, Milão, Salvador da Bahia, Madrid, Acra, Uppsala, Oslo, Rio de Janeiro, Barcelona, São Paulo e Edimburgo.

Como se explica que num país considerado periférico e cientificamente atrasado existisse esta infra-estrutura de investigação? Quem foram os cientistas que se especializaram nas suas salas? Qual o impacto dos trabalhos deste laboratório na ciência e na sociedade? Em que consistiram e qual foi o percurso das técnicas e instrumentos criados por Armando de Lacerda desde 1931?

A exposição PHONLAB, inserida no projecto de I&D “Phonetics Laboratory: Coimbra – Harvard. Rethinking 20th-century scientific centres and peripheries”, financiado pela FCT, responde a estas e outras questões, evidenciando o percurso de resgate do esquecimento deste laboratório português de projecção global. O recente reconhecimento do pioneirismo de Armando de Lacerda pela Real Academia das Ciências da Suécia é uma dessas manifestações que a exposição projecta.

No dia 24 de Novembro, está agendada uma visita guiada aberta ao público, entre as 11h e as 12h.
Número máximo de inscrições aceites: 20 pessoas.

Patrocínio: Ferraz de Lacerda, Lda.

Cartaz da exposição fotográfica “Phonlab: Pensar Centros e Periferias Científicas no Século XX”. 20 a 24 de Novembro no Colégio Espírito Santo da Universidade de Évora. Visita guiada no dia 24 de Novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, às 11 horas. Vagas limitadas a 20 pessoas. O cartaz inclui uma fotografia retratando Armando de Lacerda no seu Laboratório de Fonética Experimental na Universidade de Coimbra. O cartaz é encimado pela faixa ilustrativa da Semana da Ciência e Tecnologia 2023, de 20 a 26 de Novembro. A 24 de Novembro celebra-se o Dia Nacional da Cultura Científica. Inclui o logótipo da agência Ciência Viva e o texto “Descobre a ciência que se faz em Portugal e quem são os nossos cientistas. Actividades em todo o país”.

20 (Segunda-feira) 9:00 am - 24 (Sexta-feira) 6:00 pm

Universidade de Évora, Colégio do Espírito Santo

Rua do Cardeal Rei, 6 — 7000-645 Évora

Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évoracehfc@uevora.pt Largo dos Colegiais, 2 — 7000-812 Évora