outubro, 2021

14out6:30 pm8:00 pmUma Periferia GlobalApresentação do livro6:30 pm - 8:00 pm Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Rua Rodrigues Sampaio, 113 — 1150-279 LisboaTipologia do Evento:Apresentação

Convite para a apresentação do livro

O livro da autoria de Quintino Lopes será apresentado por Francisco de Lacerda no Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, em Lisboa.

Uma Periferia Global:
Armando de Lacerda e o Laboratório de Fonética Experimental de Coimbra (1936-1979)

O Laboratório de Fonética Experimental da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra era considerado, em meados do século XX, o mais avançado da Europa. Nas suas salas investigaram e especializaram-se nos inovadores instrumentos e métodos de investigação criados pelo seu director, Armando de Lacerda, cientistas das universidades de Harvard, Paris, Cambridge, Bona, Texas, Toulouse, Milão, Salvador da Bahia, Madrid, Acra, Uppsala, Oslo, Rio de Janeiro, Barcelona e Edimburgo. Como se explica que num país considerado periférico e cientificamente atrasado existisse esta infraestrutura de investigação? Quem foram os cientistas que se especializaram nas suas salas? Qual o impacto dos trabalhos deste laboratório na ciência e na sociedade? Em que consistiram e qual foi o percurso das técnicas e instrumentos criados por Armando de Lacerda desde 1931? O livro responde a estas e outras questões, mas a actividade deste laboratório e a sua projecção global, que nos conduziu à identificação de fontes históricas na Europa, EUA, América do Sul e Austrália, torna este estudo meramente exploratório. A convicção de que Armando de Lacerda antecipou as tecnologias de síntese e reconhecimento da fala, manifestada por um discípulo seu em Harvard, é apenas um exemplo das pistas que este trabalho desvela.

(Quinta-feira) 6:30 pm - 8:00 pm

Camões - Instituto da Cooperação e da Língua