maio, 2018

22mai10:00 am6:00 pmNeoliberalismoHistória, Teoria, Economia10:00 am - 6:00 pm NOVA FCSH, Edifício ID, Sala Multiusos 3, Avenida de Berna, 26C — 1069-061 LisboaTipologia do Evento:Seminário

Fotografia da primeira reunião da Sociedade Mont Pelerin

Um seminário organizado pelo grupo de investigação em Cultura, Identidades e Poder e que abordará o Neoliberalismo numa perspectiva transdisciplinar e como objecto historicamente situável.

Neoliberalismo: História, Teoria, Economia

Empregue com alguma frequência no âmbito do combate político, o termo ‘Neoliberalismo’ presta-se a vários equívocos. Desde logo, o seu uso comum aponta tanto à descrição de um determinado estado de coisas – fazendo-o funcionar enquanto ferramenta de periodização histórica – como à identificação de um posicionamento favorável à concorrência e à iniciativa privada – reduzindo-o a uma mera apologia da desigualdade. No entanto, diversas investigações no âmbito das ciências sociais têm sustentado a necessidade de estudar o Neoliberalismo enquanto um objecto historicamente situável, dando conta da complexidade e variedade de ideias, propostas e discursos que lhe deram forma. Este seminário abordará o Neoliberalismo de uma perspectiva transdisciplinar, reunindo investigadores/as que se têm dedicado ao estudo de problemas relacionados com as oscilações ao nível do pensamento económico, o funcionamento do Banco de Portugal, os debates sobre a história do capitalismo ou a desindustrialização. Cada apresentação terá a duração aproximada de trinta minutos, seguida por um comentário breve por parte de outra/o investigador/a. A frequência desta sessão de trabalho é aberta a todas e todos os/as interessados/as.

Programa

10h00 | Era uma vez em Setúbal: notas críticas sobre o conceito de «desindustrialização»João Santos (IHC – NOVA FCSH)
Comentário de Luís Trindade (IHC – NOVA FCSH)

11h30 | O Banco de Portugal, a disseminação de ideias económicas e o neoliberalismoAna Costa (DINÂMIA’CET-IUL)