outubro, 2022

13out6:30 pm7:30 pmThe Decolonization of Africa and the British LeftO Mundo Contemporâneo6:30 pm - 7:30 pm Livraria Tigre de Papel, Rua de Arroios, 25 — 1150-053 Lisboa Tipologia do Evento:Ciclo,Conferência

Imagem ilustrativa do ciclo de conferências

Segunda conferência do ciclo O mundo contemporâneo: história, política e cultura, que visa promover o interesse pela história contemporânea mundial na universidade e na sociedade portuguesas.

O mundo contemporâneo: história, política e cultura

The Decolonization of Africa and the British Left

com Mélanie Torrent (Université de Picardie Jules Verne) e Pedro Aires Oliveira (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)

Nesta sessão, os historiadores Mélanie Torrent e Pedro Aires Oliveira irão analisar o papel desempenhado pela esquerda britânica na crise imperial de dois outros países europeus – França e Portugal. O papel desempenhado pelas redes de solidariedade, comités e indivíduos na luta pela independência da Argélia e de algumas colónias africanas de Portugal será o foco principal desta conversa, moderada pela historiadora Yvette Santos (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST).

Cartaz da conferência "The Decolonization of Africa and the British Left", com Mélanie Torrent e Pedro Aires Oliveira. Integrado no ciclo "O mundo contemporâneo: história, política e cultura". 13 de Outubro, às 18 horas e 30, na Livraria Tigre de Papel.

Sobre o ciclo:
Contando com a participação de conferencistas provenientes de diferentes universidades internacionais, assim como de investigadores do IHC dedicados ao estudo de realidades nacionais e transnacionais muito diversas, este ciclo de conferência visa promover o interesse pela história contemporânea mundial na universidade e na sociedade portuguesas.

Integrando os cursos de doutoramento da NOVA FCSH, mas decorrendo em diferentes instituições da cidade de Lisboa, as sessões são abertas à participação de qualquer interessado, sem necessidade de inscrição prévia, ainda que as sessões que decorrem na Culturgest requeiram obtenção prévia de ingresso junto daquela instituição (gratuito).

>> Programa do ciclo (PDF) <<

(Quinta-feira) 6:30 pm - 7:30 pm