abril, 2025

10abr6:00 pm7:30 pmMemórias da Resistência Rural no SulLançamento do livro6:00 pm - 7:30 pm Museu do Aljube, Rua Augusto Rosa, 42 — 1100-091 LisboaTipologia do Evento:Lançamento

Detalhe do cartaz do lançamento do livro “Memórias da Resistência Rural no Sul – Couço (1958-1962)”, de Paula Godinho. Livro apresentado por Diana Andringa e Margarida David Cardoso. Inclui parte da capa do livro.

Ver mais

Detalhes do Evento

A reedição do livro de Paula Godinho vai ser lançada em Lisboa, no Museu do Aljube, com apresentação de Diana Andringa e Margarida David Cardoso.

 

Memórias da Resistência Rural no Sul – Couço (1958-1962)

 

Esta é uma reedição parcial da tese de doutoramento da autora, com um trabalho de campo feito durante no Couço e em diversos arquivos. Couço é uma povoação com uma história de resistência à ditadura e ao latifúndio. Paula Godinho interroga os mecanismos de transmissão da memória e a sua capacidade mobilizadora, sob o pano de fundo da luta de classes. Entre a Antropologia e a História, acompanha as rotinas de resistência, os momentos de acesa conflitualidade e de tremenda repressão, que tiveram como protagonistas as mulheres e homens do Couço, no concelho de Coruche, entre as eleições presidenciais de 1958 e as lutas pelo horário de oito horas, em 1962.

 

Cartaz do lançamento do livro “Memórias da Resistência Rural no Sul – Couço (1958-1962)”, de Paula Godinho, publicado pela Âncora Editora. 10 de Abril, 18 horas, no Museu do Aljube - Resistência e Liberdade, Rua da Augusto Rosa, número 42, Lisboa. Livro apresentado por Diana Andringa e Margarida David Cardoso. O cartaz inclui a capa do livro.

 

Tempo

(Quinta-feira) 6:00 pm - 7:30 pm

Localização

Museu do Aljube

Rua Augusto Rosa, 42 — 1100-091 Lisboa

Organizador

Âncora Editora e Museu do Aljube — Resistência e Liberdade

X