maio, 2021

26mai4:00 pm5:30 pmDiamantes em BrutoApresentação do livro4:00 pm - 5:30 pm Canal YouTube do IHC, https://www.youtube.com/IHChistoryTipologia do Evento:Apresentação

Convite para o lançamento do livro

Lançamento da primeira obra da colecção Trânsitos da Imprensa de História Contemporânea, da autoria de Todd Cleveland. Em directo no canal YouTube do IHC.

Diamantes em Bruto. Paternalismo Empresarial e Profissionalismo Africano na Diamang, 1917-1975

O livro será apresentado por Jorge Varanda (CRIA — Universidade de Coimbra) e Cláudia Castelo (ICS — Universidade de Lisboa).

Com a presença do autor e de Paulo Jorge Fernandes (IHC — NOVA FCSH, editor).

Sobre o livro:
Diamantes em Bruto aborda as vidas dos trabalhadores africanos nas minas de diamantes de Angola, desde o início das atividades, em 1917, até à independência da colónia, em 1975. As minas eram propriedade da Companhia dos Diamantes de Angola – Diamang –, a qual teve privilégios exclusivos de exploração e de trabalho concedidos pelo governo colonial. Depois de um período inicial tumultuoso, as minas e os acampamentos da companhia conheceram um notável grau de estabilidade, em contraste com os conflitos laborais e étnicos que deflagraram em outras regiões do sul africano. Mesmo durante a guerra de independência de Angola (1961–1975), a zona de influência da Diamang continuou, comparativamente, imperturbável. Cleveland argumenta que este nível de tranquilidade foi fruto de três fatores: altos níveis de compromisso social e ocupacional, ou “profissionalismo”; o isolamento extremo das instalações mineiras; os esforços da Diamang para atrair e reter trabalhadores através de um paternalismo estratégico.

Sobre o autor:
Todd Cleveland é professor de História na Universidade de Arkansas (EUA) e investiga sobre História de África e História do Colonialismo. Entre as várias publicações sobre o império colonial português, destacam-se Sports in Africa, Past and Present (2020), Stones of Contention: A History of Africa’s Diamonds (2014) e ainda, em português, Seguindo a Bola: Migração de Jogadores de Futebol Africanos no Império Colonial Português, 1949-1975 (2021).

Mais sobre o livro

(Quarta-feira) 4:00 pm - 5:30 pm