outubro, 2020
Detalhes do Evento
Quarta edição da Conferência José Medeiros Ferreira, que marca o início do ano lectivo 2020/2021 do Doutoramento em História na NOVA FCSH. Com Duncan Simpson.
Ver mais
Detalhes do Evento
Quarta edição da Conferência José Medeiros Ferreira, que marca o início do ano lectivo 2020/2021 do Doutoramento em História na NOVA FCSH. Com Duncan Simpson.
A sociedade portuguesa e a PIDE:
reflexões metodológicas e resultados de uma investigação em curso
Duncan Simpson (ICS — ULisboa)
A historiografia consagrada da polícia política de Salazar caracteriza-se pelo foco nos métodos repressivos da PIDE e na pequena minoria de oposicionistas alvos desta repressão. Nesse sistema de análise, o resto da população – ou maioria de “portugueses comuns” – está relegado ao papel de vítimas passivas da PIDE, no ambiente de “medo generalizado” alegadamente gerado pelo aparelho repressivo do Estado Novo. Nesta palestra tentar-se-á demonstrar a importância de deslocar o foco analítico precisamente para o “resto” da sociedade portuguesa. Isso implica usar os métodos da história “de baixo para cima”, com recurso à história oral e ao inquérito social, tal como à metodologia mais tradicional da pesquisa arquivística (cartas de denúncia, petições à agentes da PIDE, cartas de candidatura espontâneas). Esse conjunto de metodologias revela uma relação muito mais multi-facetada e interactiva entre a sociedade portuguesa e a PIDE do que tem sido reconhecido até hoje. Tomar em conta esta múltiplicidade de interacções espontâneas entre a população e a PIDE, e o subjacente processo de normalização da polícia política pela sociedade portuguesa, é fundamental não só para aceder a um melhor entendimento dos mecanismos que contribuíram para a durabilidade do regime, mas também para perceber as formas de exercício do poder no Estado Novo.
Sobre o orador:
Duncan Simpson obteve o seu doutoramento no King’s College London enquanto bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, com uma tese sobre as relações entre a Igreja Católica e o Estado Novo salazarista. Publicou um livro sobre o tema assim como vários artigos em revistas académicas em Portugal, Inglaterra, França e Brasil. Recentemente tem leccionado em cursos de história contemporânea em Portugal (Universidade Nova) e França (Université de Bretagne Occidentale). É actualmente Marie Curie Research Fellow no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa, onde desenvolve uma história da PIDE “a partir de baixo”.
Imagem no cartaz: (s.d.), “Friso de retratos para cadastro de alegados Comunistas portugueses presos pela PIDE.” (Fonte: Fundação Mário Soares / AMS – Arquivo Mário Soares – Fotografias Exposição Permanente) / (s.d.), “Friso de retratos para cadastro de alegados Comunistas portugueses presos pela PIDE.” (Fonte: Fundação Mário Soares / AMS – Arquivo Mário Soares – Fotografias Exposição Permanente)
Tempo
(Sexta-feira) 6:00 pm - 8:00 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboacomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa