agosto, 2021

23ago6:00 pm9:00 pmHistoriografia e História da Fotografia(s) em PortugalEscola de Verão NOVA FCSH6:00 pm - 9:00 pm Link a divulgar aos alunos e alunasTipologia do Evento:Curso

Detalhe do cartaz do curso

Curso integrado na edição 2021 da Escola de Verão da NOVA FCSH, com o objectivo de discutir estudos recentes sobre a história da fotografia em Portugal. ONLINE

Docentes: Paulo Catrica (IHC), Emília Tavares (MNAC), Filipa Lowndes Vicente (ICS), Sebastiano Raimondo (DINAMIA’CET), Susana Lourenço Marques (FBAUP) e Susana S. Martins (IHA)

Datas e Horários: 23 de Agosto a 3 de Setembro | das 18h00 às 21h00

Duração: 15h

Modalidade: online

Objectivos:

O objetivo principal é situar e discutir o estado da arte da Historiografia e da História da Fotografia(s) em Portugal. Partindo da análise do modelo historiográfico da obra de António Sena, História da imagem fotográfica em Portugal 1839-1997 (1998), o curso pretende discutir contributos recentes, que afirmam um posicionamento critico em relação à obra de Sena. Considera exposições de fotografia históricas, edições – monografias e catálogos, investigações e ensaios académicos. Esta releitura crítica pretende identificar momentos e interlocutores que através da suas práticas e investigação contribuíram para expandir o entendimento do que pode ser a história da fotografia e dos seus territórios de interesses.

Programa resumido:

1. Modulo 1: Releitura critica da obra de António Sena, (1998) – docente Susana Lourenço Marques.
  2. Módulo 2: As exposições de fotografias históricas como hipótese de critica historiográfica: o caso da exposição de Joshua Benoliel – Lisboa Photo 2005 – docente Emília Tavares, curadora da exposição.
  3. Módulo 3:  As Fotografias e a investigação académica nas Ciências Sociais, interesses, assuntos e abordagens – docente Filipa Lowndes Vicente.
  4. Módulo 4: A investigação académica a partir da Teoria da Fotografia artigos – Susana S. Martins.
  5. Módulo 5: Modelos historiográficos, perspetivas de investigação, a construção de um index bibliográfico e de referencias visuais – docentes Paulo Catrica e Sebastiano Raimondo

🔗 Mais informações e inscrições

Cartaz do curso "Historiografia e História da Fotografia(s) em Portugal: estado da arte e releitura critica" da Escola de Verão da NOVA FCSH 2021

(Segunda-feira) 6:00 pm - 9:00 pm