junho, 2022

03jun9:30 am5:00 pmA evolução dos repertórios de ação coletiva no século XIXEncontro9:30 am - 5:00 pm Centro Cultural Convento de São José, Rua Joaquim Eugénio Júdice — 8400-325 LagoaTipologia do Evento:Encontro

Fotografia de dirigentes e operários da fábrica de cimento em Alcântara em 1893

Terceiro encontro do ciclo Organização, Ação e Pensamento Social nos 150 anos da Fraternidade Operária do Programa de História na Esfera Pública do IHC.

A evolução dos repertórios de ação coletiva no século XIX

Ciclo de Encontros “Organização, Ação e Pensamento Social nos 150 anos da Fraternidade Operária”

Em 1872, José Fontana e Antero de Quental, depois de um mítico encontro no Tejo com os internacionalistas espanhóis Anselmo Lorenzo, Tomás Morago e Francisco Mora, estiveram envolvidos na fundação da Fraternidade Operária, uma federação de organizações de novo tipo, designadas de associações de resistência, que organizaram o primeiro surto grevista em Portugal. Naquele mesmo ano, o jornal porta-voz da nova estrutura, o Pensamento Social, publicou os debates e as resoluções do Congresso de Haia da Associação Internacional Trabalhadores. A resolução dos trabalhadores fundarem Partidos políticos autónomos defendida por Karl Marx e apoiada pela secção portuguesa, determinou a rotura com a fação federalista, liderada por Mikail Bakunine e com significativo enraizamento em contexto espanhol. Este processo têm repercussões relevantes e duradouras na evolução dos movimentos sociais ibéricos, no que respeita à organização, ação e pensamento.

Propomos aprofundar a discussão em torno destas três dimensões em três encontros que terão lugar em Lisboa, Vila Nova de Famalicão e Lagoa.

Uma iniciativa do Programa de História na Esfera Pública do Instituto de História Contemporânea e da Câmara Municipal de Lagoa.

Organizadores: Joana Dias Pereira (IHC — NOVA FCSH) e Diego Palacios Cerezales (Universidad Complutense de Madrid)

Participação via Zoom: 🔗 aceder aqui [a divulgar]

Programa (descarregar 📎 PDF):

Sessão de abertura, 9h30-10h

1ª sessão, 10-12h

Mulheres trabalhadoras e associativismo (1867-1935)
Virgínia Baptista (HC — NOVA FCSH / IN2PAST)

Un repertorio para cada ocasión: formas de protesta nuevas y conocidas en las reivindicaciones de las trabajadoras españolas (1870-1920)
Marta del Moral Vargas (Universidad Complutense de Madrid)

Os repertórios de ação coletiva do movimento feminista
Célia Taborda da Silva (Universidade Lusófona do Porto)

Comentário de Irene Vaquinhas (CHSC — Universidade de Coimbra)

2ª sessão, 14-17h

A petição e o movimento operário: entre o patronato e o Estado
Diego Palacios Cerezales (Universidad Complutense de Madrid)

Os reportórios da acção colectiva popular sob a bandeira da contra-revolução (1823-1834)
Alexandra Lousada (CH — Universidade de Lisboa)

Apresentação da base de dados do Museu da Cidadania
Paulo Lima (Câmara Municipal de Lagoa)

Comentário de Fátima Sá (CIES — Iscte-IUL)

Cartaz do encontro "A evolução dos repertórios de ação coletiva no século XIX". 3 de Junho de 2022, no Centro Cultural Convento de São José, em Lagoa.

Imagem: Dirigentes e operários da fábrica de cimento em Alcântara (Francesco Rocchini, ant. 1893. Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa, Ref.ª PT/AMLSB/POR/076182)

(Sexta-feira) 9:30 am - 5:00 pm

Centro Cultural Convento de São José

Rua Joaquim Eugénio Júdice — 8400-325 Lagoa