maio, 2022

18mai5:30 pm7:00 pmSeminário de Estudos Sobre o Holocausto #15:30 pm - 7:00 pm Ministério dos Negócios Estrangeiros, Biblioteca da Rainha, Palácio das Necessidades, Largo das Necessidades — 1350-215 LisboaTipologia do Evento:Ciclo,Seminário

Texto: Seminário de Estudos Sobre o Holocausto

Segundo ciclo do Seminário de Estudos Sobre o Holocausto, que visa divulgar a mais recente investigação académica nesta área. Com Carolina Henriques Pereira, Luís Pimenta Lopes e Verena Lindemann Lino.

Seminário de Estudos Sobre o Holocausto #1

Os conferencistas desta sessão desenvolveram os mais recentes trabalhos de investigação sobre a presença de refugiados em Portugal durante a II Guerra Mundial e sobre o Holocausto, entrecruzando a História Política e Social, os Estudos Literários e Culturais. Analisando a circulação de representações ou resgatando histórias e memórias deste passado, os seus estudos vieram dar novo fôlego à investigação sobre as milhares de pessoas que conseguiram passar, em trânsito, por Portugal ao longo das décadas de 1930 e 1940.

Quem eram estas pessoas que o regime considerava “indesejáveis”? Que relações interpessoais estabeleceram com a população portuguesa, nomeadamente em meios pequenos, como as Caldas da Rainha? Como é que as imagens e informações acerca do Holocausto circularam no imediato pós-guerra e nas décadas seguintes? Qual a imagem de Portugal enquanto país de transito e de exílio no cinema ou na literatura? Estas serão algumas das questões abordadas nesta sessão.

Oradores/as:

Inscrições obrigatórias até 17 de Maio via dab@mne.pt

Cartaz da primeira sessão do ciclo 2022 do Seminário de Estudos Sobre o Holocausto. 18 de Maio, às 17h30 na Biblioteca da Rainha, Ministério dos Negócios Estrangeiros. Com Carolina Henriques Pereira, Luís Pimenta Lopes e Verena Lindemann Lino

(Quarta-feira) 5:30 pm - 7:00 pm

Ministério dos Negócios Estrangeiros, Biblioteca da Rainha

Palácio das Necessidades, Largo das Necessidades — 1350-215 Lisboa

Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH, Instituto Diplomático, Museu Nacional Resistência e Liberdade e Fundação Aristides de Sousa Mendes