janeiro, 2026

22jan6:00 pm7:00 pmEntangled Tales, Liveable LivesIHC Visiting Scholar6:00 pm - 7:00 pm Casa do Comum, Bairro Alto, Rua da Rosa, 285 — 1200-385 LisboaTipologia do Evento:Palestra

Detalhe do cartaz da palestra “Entangled Tales, Liveable Lives: Making Queer History Since the 1960s”

Ver mais

Detalhes do Evento

Palestra sobre alguns dos métodos, arquivos e desafios da história social e cultural de comunidades específicas com foco na história queer e LGBTQIA+. Com Matt Cook, IHC Visiting Scholar.

 

Entangled Tales, Liveable Lives: Making Queer History Since the 1960s

 

Palestra dirigida ao público não-académico (em inglês) que apresenta alguns dos métodos, arquivos e desafios da história social e cultural de comunidades específicas. Com foco na história queer, LGBTQIA+, e das dissidências sexuais e de género na época contemporânea, propõe uma reflexão em torno da sua circulação entre memória, arquivo, academia, arte, e espaço público.

A palestra será proferida por Matt Cook, destacado historiador social e cultural, Jonathan Cooper Chair of the History of Sexuality no Mansfield College, Universidade de Oxford. O seu trabalho tem-se centrado em temáticas queer e LGBTQ+ no Reino Unido, incluindo livros de referência como London and the Culture of Homosexuality (2003), Queer Domesticities (2014) e Queer Beyond London (com Alison Oram, 2022), bem como numerosos textos e colaborações públicas em torno da história urbana, VIH/SIDA e culturas queer. Desde 2002, integra o conselho editorial da History Workshop Journal, uma das principais revistas internacionais em história social. Writing Queer History (no prelo, Março 2026) propõe um sumário do campo e é a base desta palestra. Matt Cook é o IHC Visiting Scholar do ano 2026.

Será seguida por uma conversa com os artistas Odete e André Murraças, moderada por Joana Matias (IHC — NOVA FCSH / CITCOM), que propõe dialogar com as suas respectivas abordagens aos arquivos e genealogias queer e trans no contexto português.

 

Odete é o alias de Levi Gabriel Carvalho, artista multidisciplinar que trabalha entre a escrita, a música, o teatro e as artes visuais. Afirma ser uma filha bastarda de Lúcifer, descendente da prática medieval de pactos satânicos para alterar o corpo sexuado de alguém. Tem pesquisado e trabalhado em torno da construção de pontos de ligação entre histórias “efeminadas”, desde os castrati barrocos até aos dandies do século XIX. O seu livro mais recente é They Lied to You About the Eunuchs (2025), publicado pela Outline, no qual a teoria se torna palco para a poesia. O seu trabalho pode ser encontrado em odete.pt.

André Murraças é encenador, dramaturgo e cenógrafo, licenciado pela Escola Superior de Teatro e Cinema, com um Master of Arts em Scenography (Utrecht) e mestrado em Ciências da Comunicação. Assinou dezenas de espetáculos de teatro como autor, encenador e cenógrafo, com textos premiados e editados pela Cotovia/Artistas Unidos. Venceu em 2023 a bolsa literária para teatro da DGLAB e a III Bolsa de Residência Literária em Madrid, tendo sido distinguido várias vezes pelo CPAI e representado Portugal na Bienal de Jovens Criadores. Desenvolve ainda trabalho em cinema, rádio e projectos queer, como O Museu Fora do Armário e o Queerquivo, sendo considerado pela Mini Internacional um dos autores mais relevantes da sua geração.

 

Cartaz da palestra “Entangled Tales, Liveable Lives: Making Queer History Since the 1960s”, com fundo preto e uma imagem histórica em tons rosa e azul de uma manifestação LGBTQ+ dos anos 1970, com pessoas a segurar faixas (incluindo a palavra “Lesbians” e “Gay Liberation”). Sobre a imagem, em letras grandes verde-limão, lê-se: “Entangled Tales, Liveable Lives: Making Queer History Since the 1960s.” Abaixo, em texto branco, indica-se: “Palestra do professor e historiador Matt Cook (Universidade de Oxford), seguida de conversa com Odete & André Murraças.” Na parte inferior, surgem os detalhes do evento: “22 de Janeiro, 18 horas” e “Casa do Comum, Rua da Rosa 285, Lisboa.” Ao fundo, alinhados no rodapé, estão vários logótipos institucionais e menções de financiamento.

 

Evento organizado pelo Instituto de História Contemporânea (NOVA FCSH / IN2PAST) em colaboração com o Quir Research Hub (CITCOM / ULisboa), com o apoio da Casa do Comum.

O Quir Research Hub é uma comunidade transdisciplinar de investigadores/as que trabalham no domínio alargado dos estudos de género e da sexualidade, com foco nos estudos literários e culturais, na performance, e na representação. O compromisso-base jaz com a produção de análise cultural e acção institucional consequente, propondo soluções teóricas, críticas, e pedagógicas relevantes.

 

Tempo

(Quinta-feira) 6:00 pm - 7:00 pm

Localização

Casa do Comum, Bairro Alto

Rua da Rosa, 285 — 1200-385 Lisboa

Organizador

Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, Quir Research Hub e Casa do Comum

X