junho, 2022

08jun5:00 pm7:00 pmEnsino e investigação no século XX em periferias globaisMesa redonda5:00 pm - 7:00 pm Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, Largo do Conde de Vila Flor — 7000-804 ÉvoraTipologia do Evento:Mesa-redonda

Detalhe do cartaz da mesa redonda

Ver mais

Detalhes do Evento

Mesa redonda onde se procurará lançar pontes entre os olhares de práticas do século XX e as práticas científicas do século XXI.

 

Ensino e investigação no século XX em periferias globais
Cruzamentos de olhares

 

Mesa redonda, no âmbito do projecto 2REC — Desafíos educativos y científicos de la Segunda República, que procura lançar pontes entre os olhares de práticas do século XX e as práticas científicas do século XXI. Um contributo para fragmentar a cristalização de periferias subalternas. Assim, todas as intervenções – com métricas de cruzar epistemologias de saberes – têm como denominador comum abordar a importância da construção do conhecimento as «periferias globais».

Álvaro Ribagorda irá explorar as sociabilidades científicas fora do espaço consagrado da «sala de aula». Dado o mote para a originalidade de práticas culturais, sociais e científicas teremos um friso temático diversificado, alimentado pelas propostas dos nossos oradores, da Arqueologia, ao papel de Portugal na Sociedade das Nações, passando por um Laboratório de Fonética que foi apagado da memória oficial da Universidade de Coimbra; o Laboratório HERCULES, vivo, dinâmico, global, traz-nos a aventura científica de mapas, ligações transnacionais, tal como os objectos de museus contêm mensagem codificadas e globais. E teremos também a presença dos estudos de género, com Maria Augusta Bordalo Pinheiro, uma outra vida artística, feita de fios frágeis de bilros…

 

Mesa redonda organizada no âmbito do projecto 2REC — Desafíos educativos y científicos de la Segunda República (PGC2018-097391-B-IOO), do Instituto de Historia, CSIC; Centro de Ciencias Humanas y Sociales, CSIC; e Universidad Carlos III de Madrid, tendo o IHC — Universidade de Évora como parceiro português. Co-organizado com o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo.

 

 

Cartaz da mesa redonda "Ensino e investigação no século XX em periferias globais". 8 de Junho de 2022, às 17 horas, no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora. Com moderação de Maria de Fátima Nunes

 

Tempo

(Quarta-feira) 5:00 pm - 7:00 pm

Localização

Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo

Largo do Conde de Vila Flor — 7000-804 Évora

Organizador

Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évora, Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo e Projecto 2REC

X