dezembro, 2020

02dezTodo o dia03Os Desafios da Polícia na História ContemporâneaCongresso Internacional(Todo o dia) Campus de Somosaguas — 28223 MadridTipologia do Evento:Congresso

Fotografia histórica de um conjunto de polícias

Ver mais

Detalhes do Evento

Congresso internacional que convida à reflexão sobre a história das polícias e os desafios que o futuro lhes reserva. Chamada aberta até 15 de Julho.

 

Os Desafios da Polícia na História Contemporânea

Congresso Internacional

 

 

As forças policiais são um objecto de estudo fundamental para a História, assim como para outras áreas científicas. Desde logo, pela sua relação com o Estado, independentemente da época ou do regime político, mas também porque, em tempos de crise, breves ou de longa duração, a intervenção policial revela as tensões existentes entre a ordem estabelecida e as aspirações de mudança das sociedades.

Todos os regimes políticos contam com diversos mecanismos para gerir momentos de tensão, mas as polícias constituem, a este respeito, o rosto mais imediato, óbvio e, muitas vezes, controverso do Estado. Em contacto directo com a sociedade, cumpre-lhes manter a ordem e reprimir as práticas de delito. As características destes corpos de segurança não são alheias à época, área geográfica ou à natureza do regime político em que estão inseridas. Por isso, o estudo das doutrinas, da organização e da imagem pública das polícias, assim como do seu património material e imaterial, adquire uma importância fundamental para o aprofundamento do conhecimento de qualquer período.

Em Portugal e Espanha, a história policial constitui um tema de estudo relativamente recente, quando comparada com outros países. Porém, o caminho já percorrido sustenta a oportunidade da organização de um congresso dedicado a este objeto, a nível nacional, peninsular e mundial. Com este propósito, convidamos todos os investigadores especialistas no tema, independentemente da área científica, a apresentarem os seus trabalhos, a participarem na discussão sobre a História das polícias e a refletirem sobre os desafios que o futuro lhe reserva.

 

>> 📎 Chamada para trabalhos (PDF) <<

 

Linhas temáticas

 

A organização do Congresso propõe um conjunto de linhas de trabalho orientadoras.

Contudo, serão bem-vindas todas as propostas que, não se inscrevendo especificamente nessas linhas, representem uma evidente contribuição para o tema central do encontro:

1. Organizações policiais: história, características, missões;
2. Estrutura institucional e fundamentos legais da polícia, a sua relação com o processo de construção do Estado e o seu grau de militarização;
3. Administração da segurança em distintos regimes políticos; os processos de democratização, revolução e conversão autoritária; o papel desempenhado pelos polícias como actores históricos;
4. Modelos policiais nacionais e internacionais em perspectiva comparada; a circulação transnacional de saberes, tecnologias e técnicas; as relações entre as diferentes polícias internacionais;
5. Cultura profissional, identidade corporativa e espaços de sociabilidade dos agentes policiais; discursos, imagens, símbolos e cerimónias;
6. As escolas de polícia e os seus programas formativos;
7. Investigação policial e aplicação de métodos científicos à análise das provas criminais; instrumentos coercitivos; controlo do protesto colectivo; outras funções quotidianas da polícia;
8. A segurança nos territórios coloniais, o papel das autoridades e das forças militares na manutenção da ordem;
9. A integração da mulher na polícia;
10. Luta contra o terrorismo (polícias, unidades especializadas, operações…); organizações terroristas e as suas práticas; cobertura mediática;
11. A evolução da punição atendendo à norma legal, o aparelho prisional e os tribunais de justiça;
12. Arquivos e museus de polícias; cultura material e imaterial, património institucional e construção da memória corporativa.

 

Propostas de comunicação

As propostas de comunicação deverão conter a informação e os dados de contacto que se seguem:

– Autor/a ou autores/as
– Filiação institucional
– Endereço de correio eletrónico
– Título
– Resumo (até 500 palavras)
– Nota biográfica (até 200 palavras)

As propostas poderão ser redigidas em português, inglês, francês, italiano ou em qualquer uma das línguas co-oficiais de Espanha.

Não será necessário a entrega de um texto para discussão prévio à realização do Congresso. Este será requerido caso a organização opte pela publicação das actas.

As propostas deverão ser enviadas para o seguinte correio electrónico até à data que se indica:

– Correio electrónico: congresohistoriapolicia@gmail.com
– Data limite: 15 de Julho de 2020

 

Comissão Científica

– Fernando del Rey Reguillo (Universidad Complutense de Madrid)
Maria Fernanda Rollo (Instituto de História Contemporânea – NOVA FCSH)
– Manuel Álvarez Tardío (Universidad Rey Juan Carlos)
– Miguel Martorell Linares (Universidad Nacional de Educación a Distancia)
– Diego Palacios Cerezales (Universidad Complutense de Madrid)
Pedro Marques Gomes (Instituto de História Contemporânea – NOVA FCSH)
– Pilar Mera Costas (Universidad Nacional de Educación a Distancia)

 

Comissão Organizadora

Adolfo Cueto-Rodríguez (Instituto de História Contemporânea – NOVA FCSH)
– Sergio Vaquero Martínez (Universidad Complutense de Madrid)

 

Promotores

– Grupo de investigação «Élites, Identidades y Procesos Políticos en la Historia del Siglo XX». Departamento de Historia, Teorías y Geografía Políticas, Universidad Complutense de Madrid.
– Projeto de investigação «Polícia de Segurança Pública: História e Património». Instituto de História Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa / Polícia de Segurança Pública (PSP).
– Grupo de investigação «Memoria e Historia en el Mundo Contemporáneo». Departamento de Historia Social y del Pensamiento Político, Universidad Nacional de Educación a Distancia.
– Projeto de investigação «La violencia política de 1936 y el 18 de julio como punto de ruptura. Un análisis micro” (HAR2015-65115-P). Financiado por el Ministerio de Ciencia e Innovación y el Fondo Europeo de Desarrollo Regional.

Imagem: Arquivo Municipal de Lisboa

Tempo

dezembro 2 (Quarta-feira) - 3 (Quinta-feira)

Localização

Facultad de Ciencias Políticas y Sociología de la Universidad Complutense de Madrid

Campus de Somosaguas — 28223 Madrid

Organizador

Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH, Universidad Complutense de Madrid, Universidad Nacional de Educación a Distancia e Polícia de Segurança Públicacongresohistoriapolicia@gmail.com

X