maio, 2023
Detalhes do Evento
Workshop organizado em colaboração com o Cinemateca Portuguesa, no âmbito do projecto CEMA — Censura(s): um modelo analítico de processos censórios. Cortes e não
Ver mais
Detalhes do Evento
Workshop organizado em colaboração com o Cinemateca Portuguesa, no âmbito do projecto CEMA — Censura(s): um modelo analítico de processos censórios.
Cortes e não só… O Cinema Internacional durante o Estado Novo (1933-1974)
Workshop organizado em colaboração com a Cinemateca Portuguesa/Museu do Cinema, no âmbito do projecto CEMA — Censura(s): um modelo analítico de processos censórios (EXPL/COM-OUT/0831/2021)
Enquanto forma cultural de alcance global, o cinema cria problemas. Criou problemas no Portugal do Estado Novo e noutras ditaduras onde se procurava projectar um espaço público à medida do regime. Os mecanismos utilizados para neutralizar os problemas incluíam cortes. Contudo, nem a censura se pode reduzir ao corte e à proibição, nem o corte e a proibição podem ser circunscritos ao regime ditatorial. Nesta sessão serão visionados e discutidos cortes do filme de Hollywood Esta Terra É Minha (1943) realizados durante o Estado Novo que o ANIM conseguiu conservar, procurando enquadrá-los numa gestão da visibilidade onde convergem múltiplos agentes.
Quem tiver interesse em participar deve inscrever-se até 10 de Abril enviando um email para ritaluis@fcsh.unl.pt, informando-nos igualmente se tem necessidade de transporte.
Programa:
Apresentação por Rita Luís (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST) e Rui Lopes (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST / Birkbeck, University of London)
Katrin Pieper (Universidade de Coimbra): Analisar a censura de filmes legendados
Projecção dos cortes preservados no ANIM de This land is mine (1943) de Jean Renoir
Margarida Sousa (ANIM) e Manuel Mozos (ANIM): O Cinema Internacional em Portugal de 1945 a 1974 e a constituição do acervo de censura do Arquivo
Projecção de Cinema – Alguns Cortes: Censura II
Tempo
(Sexta-feira) 2:15 pm - 5:30 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Cinemateca Portuguesa