junho, 2025

20jun6:00 pm7:30 pmColonizar a MetrópoleLançamento do livro6:00 pm - 7:30 pm Feira do Livro de Lisboa, Parque Eduardo VII — 1070-051 LisboaTipologia do Evento:Lançamento

Convite para o lançamento do livro “Colonizar a Metrópole”, de Elisa Lopes da Silva. O convite inclui a capa do livro e o texto: “A Imprensa de Ciências Sociais convida para o lançamento do livro “Colonizar a Metrópole. Estado, Ciência e Técnicas de Colonização Interna Durante o Estado Novo”, de Elisa Lopes da Silva. A apresentação será feita por Fernando Rosas e Cláudia Castelo, e terá lugar no palco da Praça Laranja da Feira do Livro de Lisboa, no próximo dia 20 de Junho, às 18h.”

Ver mais

Detalhes do Evento

O primeiro livro de Elisa Lopes da Silva vai ser lançado na Feira do Livro de Lisboa, com apresentação de Fernando Rosas e Cláudia Castelo.

 

Colonizar a Metrópole.
Estado, Ciência e Técnicas de Colonização Interna Durante o Estado Novo

 

A colonização interna foi uma imaginação recorrente no Portugal moderno. Colonizar os baldios de Trás-os-Montes ou os «incultos» dos latifúndios alentejanos foi uma preocupação de diversos intelectuais, políticos e engenheiros desde Oliveira Martins até aos anos 1960. Durante o Estado Novo, a expropriação dos latifúndios do Sul esteve no centro de intensos debates políticos, que equacionavam as vantagens de dividir por pequenos proprietários um Alentejo regado por novas barragens. Entretanto, a Junta de Colonização Interna (1936-1975) foi promovendo uma ordem rural através da multiplicação de explorações agrícolas familiares. Um dos resultados maiores destas iniciativas de ocupação agrícola do solo e povoamento rural foi a construção de sete colónias agrícolas, utopias rurais criadas através de saberes e técnicas científicas.

Este livro observa de forma caleidoscópica o fenómeno colonizador, nas suas articulações entre o reformismo agrário, o nacionalismo económico, a política hidráulica, o desemprego rural e o desenvolvimentismo do pós-Segunda Guerra Mundial. A partir de um conjunto alargado de fontes legislativas, administrativas, científicas e historiográficas, analisadas através de uma abordagem foucaultiana das relações de poder, a autora problematiza de que forma a colonização interna foi uma tecnologia de governo da população e de fabricação do território produtivo.

 

Mais informações sobre o livro

 

Tempo

(Sexta-feira) 6:00 pm - 7:30 pm

Localização

Feira do Livro de Lisboa

Parque Eduardo VII — 1070-051 Lisboa

Organizador

Imprensa de Ciências Sociais e Feira do Livro de Lisboa

X