abril, 2024

04abr2:30 pm4:00 pmAlmada NegreirosCiclo Doutoral de Conversas do IN2PAST2:30 pm - 4:00 pm Escola de Arquite​tura, Arte e Design da Universidade do Minho, Campus de Guimarães da Universidade do Minho — Rua de Francos, 341 — 4800-058 AzurémTipologia do Evento:Ciclo,Outros

Detalhe do cartaz da conversa “Almada Negreiros: uma abordagem transversal entre história da arte e ciências do património”, integrada no Ciclo Doutoral de Conversas do Intopast. 4 de Abril às 14 horas e 30. Com Mariana Pinto dos Santos, do IHA, e Milene Gil, do Hércules. Além desta informação, vê-se parte de uma fotografia que mostra parte de um computador portátil e uma parede onde estão pintadas figuras humanas.

Sexta sessão do Ciclo Doutoral de Conversas do IN2PAST, que visa promover o cruzamento de saberes científicos cuja diversidade define o laboratório.

Almada Negreiros:
uma abordagem transversal entre história da arte e ciências do património
Ciclo Doutoral de Conversas do IN2PAST

Oradoras: Mariana Pinto dos Santos (IHA — NOVA FCSH / IN2PAST) e Milene Gil (HERCULES — Universidade de Évora / IN2PAST)
Comentador/a: João Cabeleira e Isabel Fernandes (Lab2PT — Universidade do Minho / IN2PAST)

Com base em vídeos e imagens, Milene Gil apresentará as obras, a estrutura e os eixos do projeto ALMADA: O Desvendar da Arte da Pintura Mural de Almada Negreiros (1938-1956), que lidera, no HERCULES, bem como os estudos técnicos, materiais e de diagnóstico em curso, além de alguns resultados que realçam o contributo deste tipo de investigação para diferentes disciplinas do saber que se dedicam ao conhecimento, valorização e proteção do património cultural. As intersecções com a história da arte serão exploradas por Mariana Pinto dos Santos.

A sessão não se destina apenas à comunidade científica/ académica: é aberta a toda a população e de acesso livre, apenas sujeito à capacidade da sala. Quem não tiver possibilidade de estar presente poderá assistir via Zoom.

Cartaz da conversa “Almada Negreiros: uma abordagem transversal entre história da arte e ciências do património”, integrada no Ciclo Doutoral de Conversas do Intopast. 4 de Abril às 14 horas e 30, na Sala 109 da Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho, no Campus de Azurém, em Guimarães. Com Mariana Pinto dos Santos, do IHA, e Milene Gil, do Hércules. Os comentários serão de João Cabeleira e Isabel Fernandes, do Lab2PT. O cartaz inclui duas fotografias: na primeira, vê-se um computador portátil e uma mão a apoiar um instrumento, que parece uma lanterna, numa parede onde estão pintadas figuras humanas; a segunda foto mostra lombadas estreitas de revistas antigas, algumas rasgadas, onde se consegue ler as palavras “contemporânea” e “Lisboa”.

Sobre o ciclo:
O Ciclo Doutoral de Conversas vai decorrer em Évora, Lisboa e no Minho, entre Novembro de 2023 e Junho de 2024. Promove o cruzamento de saberes científicos cuja diversidade define a vocação transdisciplinar do nosso laboratório, da química e da música à história da arte e à arquitectura, da antropologia à história contemporânea ou à arqueologia. Ao mesmo tempo, as conversas favorecem o diálogo entre práticas científicas de conhecimento do passado e outras formas culturais de o usar e compreender, de intervenções patrimoniais à elaboração de políticas públicas de memória, passando pela criação artística.
As conversas decorrerão nos diferentes pólos do IN2PAST, do Sul ao Norte do país. São abertas à participação dos nossos/as estudantes de doutoramento e investigadores/as doutorados, mas também de colegas de outros centros de investigação e de profissionais do sector da cultura que trabalham em arquivos, museus, monumentos, sítios arqueológicos ou parques naturais.

Organização: António Candeias, Fátima Ferreira, Joana Cunha Leal, José Mirão, José Neves, Manuel Pedro Ferreira, Nélia Dias, Paulo Simões Rodrigues, Ricardo Castro, Rita Hasse Ferreira e Sónia Almeida.

(Quinta-feira) 2:30 pm - 4:00 pm

Escola de Arquite​tura, Arte e Design da Universidade do Minho