novembro , 2022

30nov5:30 pm6:30 pmCelulose da Caima: 130 AnosLançamento5:30 pm - 6:30 pm Casa-Memória de Camões, Rua da Barca, 1 — 2250-035 ConstânciaTipologia do Evento:Lançamento

Convite para a apresentação do livro

O livro da autoria de Jorge Custódio, sobre a história da Caima, vai ser lançado na Casa-Memória de Camões, em Constância.

Celulose da Caima: 130 Anos

O Livro «Celulose da Caima: 130 anos» da autoria de Jorge Custódio, foi o resultado de um trabalho de grande investigação histórica, arqueológica e documental, tanto relativa à unidade fabril de Albergaria-a-Velha (já desaparecida) como a de Constância-Sul.

A longevidade e relevância do tecido industrial da Caima – Indústria de Celulose, S.A. em Portugal, desde 1888 até 2018, é o objecto principal deste livro. Nele se traça a filiação da indústria de pasta em Portugal e no mundo com a história do papel e da indústria química, dando relevo à inovação no sector e preparando o leitor para o conhecimento das origens históricas da empresa, centradas na exploração mineira e na silvicultura das matas de pinheiro-bravo ou de eucalipto, enquanto expressões económicas de uma primitiva Quinta do Caima, onde tudo começou, nas margens de um rio afluente do Vouga, em Albergaria-a-Velha.

As histórias das duas fábricas da Caima – a matriz e a nova unidade de Constância – desenvolvem-se em três das quatro partes do livro, onde se estabelece as suas inter-relações, continuidades tecnológicas e diferenças específicas até à fase histórica da integração da fábrica de Constância no Grupo ALTRI, entre os fins do século XX e a data dos 130 Anos. Mas, se a história é o fio condutor das duas unidades fabris e das empresas que as geriram, ressaltam ainda deste livro outros temas da cultura técnica, industrial e social da Caima. Um deles é a inovação no sector da pasta de papel.

Acesso ao livro (📎PDF)

(Quarta-feira) 5:30 pm - 6:30 pm