dezembro, 2022

13dez1:30 pm3:30 pmCaminho duma história pública de dissidência sexualSeminário IHC GenLab1:30 pm - 3:30 pm Link a divulgar a quem se inscrever, Plataforma ZoomTipologia do Evento:Seminário

Detalhe do cartaz do seminário do GenLab

Décimo-segundo seminário do IHC GenLab — Laboratório de História Contemporânea dedicado à investigação em Estudos de Género. Com Daniela Ferrández.

Seminário GenLab:
Caminho duma história pública de dissidência sexual:
reflexões e projetos

O IHC GenLab, Laboratório de História Contemporânea dedicado à investigação em Estudos de Género visa a criação de um espaço interdisciplinar de intercâmbio e debate sobre História de género, sexualidades, família e trabalho, que conta com um encontro mensal. Cada sessão consistirá na análise e discussão de artigos de referência, bem como da apresentação de uma pesquisa em curso, a cargo dos investigadores e investigadoras do IHC — NOVA FCSH, convidados/as ou que tenham sido seleccionados/as por CFP.

Este laboratório tem como objectivo a promoção da discussão destas temáticas, assentes em diversas abordagens, sejam elas teóricas, metodológicas ou empíricas. Pretende-se estabelecer o diálogo entre diferentes investigadores e investigadoras, investigações e distintas áreas disciplinares e contribuir para o estudo, reflexão crítica e divulgação dos diversos temas. O laboratório terá uma periodicidade mensal e será aberto à comunidade académica e público em geral que queira participar nas discussões sobre este tema.

Apresentação:

Daniela Ferrández (CES e Histagra USC) é Doutora em História Contemporânea pela Universidade de Santiago de Compostela. Investigadora pós-doutoral Margarita Salas de estágio no CES — Universidade de Coimbra. Autora do ensaio A defunción dos sexos e Membro da Rede Galega de Estudos Queer.

Sugestão de leitura:

Cáceres, Rafael & Raquel Afonso (2021): La lucha por el reconocimiento de la diversidad sexual: memoria, resistencias y reivindicaciones LGBTI, en XV Congreso de Antropologia, 1-3 de febrero de 2021, Madrid, pp- 556-566.

Fernández Paradas, Antonio Rafael (2017): “Patrimonios invisibles. Líneas de investigación desde la perspectiva de género y la recuperación de la memoria LGBT”. Vivat Academia: revista de Comunicación, nº 141, pp. 115-137.

F. Britton, Diane (1998): “Historia pública y memoria pública”. Ayer, nº 32, pp. 147-162.

Inscrições: genlab@fcsh.unl.pt

Call for papers:

Aberta permanentemente.

Convidam-se as investigadoras e os investigadores cujas investigações se relacionem com Estudos de Género a apresentarem as suas propostas de comunicação. Para tal, deverão enviar nome do proponente, título, resumo (até 300 palavras), 3 a 5 palavras-chave e uma pequena nota biográfica (50 palavras) acompanhada da afiliação institucional para: genlab@fcsh.unl.pt.

Cartaz do seminário do GenLab "Caminho duma história pública de dissidência sexual: reflexões e projetos", com Daniela Ferrández. 13 de Dezembro às 13 horas e 30, via Zoom. Inclui o texto de apresentação: “Situando-se no espaço peninsular, a investigação sobre a história da dissidência sexual recupera memórias reprimidas ao longo do século XX pelo facto de não cumprir com a norma sexual imposta, analisando também o papel dos movimentos de libertação homossexual e LGBT no processo de construção de uma cidadania democrática. Nesta linha, falar-se-á do desenvolvimento de um projecto específico elaborado na Galiza em 2022, constituído por uma apresentação e um guia didáctico.”

(Terça-feira) 1:30 pm - 3:30 pm

Link a divulgar a quem se inscrever

Plataforma Zoom

Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa e Universidade de Évora