abril, 2022

27abr6:00 pm7:30 pmBiodiversidade MusealizadaApresentação do livro6:00 pm - 7:30 pm Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, Largo do Conde de Vila Flor — 7000-804 ÉvoraTipologia do Evento:Apresentação

Convite para a apresentação do livro

O livro de Mariana Galera Soler vai ser apresentado por Sara Albuquerque no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora.

Biodiversidade Musealizada: Formas que Comunicam

A Colecção Estudos de Museus, uma parceria entre a Direcção-Geral do Património Cultural e a editora Caleidoscópio, prossegue com novas edições, continuando a alargar os horizontes das investigações incidentes em museus e em museologia sob diferentes visões temáticas e autorais. Esta colecção veio enriquecer o panorama editorial da área museológica em Portugal, constituindo hoje um corpus bibliográfico essencial para os estudos e pesquisas de distintos domínios disciplinares, abarcando temas muito variados desde a história dos museus e das exposições, o coleccionismo, a museografia, até à mediação digital, a educação e a museologia biográfica, entre outros.

Mariana Galera Soler é a autora de Biodiversidade Musealizada – Formas que comunicam, o 22º livro desta colecção, a ser lançado no dia 27 de Abril, às 18.00 horas, no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo em Évora, com a apresentação de Sara Albuquerque, investigadora do IHC — Universidade de Évora.

Sobre o livro:
O livro incide sobre a museografia de museus de história natural e de museus científicos como meio de registo de práticas científicas e museológicas. A autora utilizou o conceito de biodiversidade num tempo de preocupações com a perda de habitats naturais e com o esgotamento dos recursos, partindo de uma pergunta para a análise de exposições: é possível musealizar a biodiversidade? Concluiu que vemos a biodiversidade sob a lente dos investigadores que compõem as equipas dos museus e sob as suas áreas de especialização. Verificou que, como visitantes, somos convidados a ser espectadores da natureza. Contudo, como não somos sábios, como os profissionais que fazem as selecções e as ordenações dos acervos que estão presentes nas exposições, cabe-nos contemplar séries de “coisas” que têm “lições” pré-definidas para nos contar.

Sobre a autora:
Mariana Galera Soler é licenciada em Ciências Biológicas e mestre em Museologia, com ambos os títulos obtidos na Universidade de São Paulo. A tese de doutoramento em História e Filosofia da Ciência, com especialização em Museologia, foi obtida na Universidade de Évora, resultando esta obra do desenvolvimento da tese. A autora possui mais de uma década de experiência profissional em museus científicos brasileiros e desde 2017 colabora em projectos em parceria com instituições portuguesas. Actualmente, é investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea – Pólo da Universidade de Évora e é gestora de comunicação do Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedade desta universidade.

Mais informações sobre o livro

(Quarta-feira) 6:00 pm - 7:30 pm

Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo