setembro, 2022

24set4:30 pm6:00 pm[NOVO LOCAL] AssédioLançamento do livro4:30 pm - 6:00 pm Liquidâmbar, Praça da Republica, 28 - 1º — 3000-343 CoimbraTipologia do Evento:Lançamento

Convite para a apresentação do livro

[NOVO LOCAL] Sétima obra a ser lançada na colecção Contemporânea, da Imprensa de História Contemporânea, da autoria de Ana Oliveira.

Assédio: Aproximações Sociojurídicas à Sexualidade

O livro será apresentado por Maria Irene Ramalho, António Guerreiro e Elisa Lopes da Silva

Sobre o livro:
O assédio constitui uma categoria que tem vindo a ganhar espaço no debate normativo contemporâneo, figurando nas agendas político-governamentais, no repertório do activismo social e na produção académico-científica. Neste livro, o assédio é encarado como um dispositivo de observação dos consensos e dos conflitos culturais que a função jurídica (laboral e penal), a presunção sobre o sujeito (homem ou mulher) e o estatuto da sexualidade colocam às teorias feministas e aos estudos sociais do direito. A autora procura demonstrar em que medida e em que termos a crescente densificação jurídica do assédio, ao invés de testemunhar uma lógica cumulativa e expansiva da aspiração anti-patriarcal, coloca em evidência os vícios e os paradoxos que percorrem o modo como se pensa, se prescreve e se tutela o campo da sexualidade, obrigando a um regresso crítico ao sujeito, à estrutura e ao direito enquanto objectos inacabados e constituintes da vida social.

Sobre a autora:
Ana Oliveira (Fafe, 1983) é socióloga e investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É doutorada em Estudos Feministas pela Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação incluem o estatuto jurídico da sexualidade e os estudos sociais e culturais do direito.

Acesso ao livro

(Sábado) 4:30 pm - 6:00 pm