dezembro, 2023

11dezTodo o dia12Arquivos CruzadosConferência Internacional(Todo o dia) Teatro Nacional São João, Praça da Batalha — 4000-102 PortoTipologia do Evento:Conferência

Logótipo do projecto Arquivar Teatro

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Detalhes do Evento

Conferência que pretende colocar em diálogo experiências diversas de mapeamento de arquivos de artes performativas de finais do século XX.

 

Arquivos Cruzados

 

A primeira Conferência Internacional do projecto ARTHE – Arquivar o Teatro (PTDC/ART-PER/1651/2021), pretende colocar em diálogo experiências diversas de mapeamento – localização, identificação, tratamento, conservação e eventual mediação pública – de arquivos de artes performativas de finais do século XX e, em particular, dos seus últimos 30 anos. Trata-se de um momento de grandes transformações técnicas e estéticas na cena, na formação e no trabalho do intérprete, nas modalidades de trabalho “independente”, sem empresários teatrais, e da emergência de experiências performativas: da performance art aos teatro físico, teatro pobre, teatro intercultural, teatro visual, à dança teatro, à nova dança, dança contemporânea, entre outras. Este período corresponde simultaneamente a alterações de monta dos meios tecnológicos – das fotocópias à ford transit e à câmara de mão, do prêt-à-porter, aos voos charter – o que se repercute nos modos de produção e materiais associados, hoje presentes nos arquivos. Em Portugal coincide, num sentido lato, com o período que prepara o 25 de Abril de 1974 e lhe sucede.

O que se encontra nestes arquivos? A que tipo particular de conhecimento se acede através deles? Que desafios coloca a materialidade diversa dos seus documentos à própria tarefa de arquivar, e à ideia de arquivo? O que nos diz sobre um tempo que foi o seu e o modo como as artes performativas habitam e participam desse tempo?

Depois de uma jornada no Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Julho 2023, na qual foram apresentados e discutidos os resultados provisórios do mapeamento – ainda em curso – do estado dos arquivos de dezassete companhias de teatro português que aceitaram integrar o projecto, esta conferência, de âmbito internacional e comparatista, propõe uma abordagem cruzada de iniciativas análogas do Chile, ao Brasil, de Itália ao Reino Unido. Trata-se de partilhar, reflectir sobre e equacionar modos de aproximação aos (e eventual salvaguarda dos) arquivos das companhias, em particular relativos ao referido período e aos termos chave “Teatro Independente” e “Descentralização” presentes nos discursos de então, entendendo o arquivo simultaneamente enquanto sistema de organização e pensamento do passado visto a partir de um presente situado, por um lado, e conjunto de práticas, decisões e procedimentos materiais concretos, por outro.

Este encontro reunirá investigadores e artistas como as palestrantes convidadas Heike Roms, consultora do ARTHE – Arquivar o Teatro, organizadora do projecto ‘It was forty years ago today…’: Locating the Early History of Performance Art in Wales 1965-1979, e Elisabeth Azevedo, coordenadora e pesquisadora no projeto Traje em Cena, que organizou o acervo de figurinos do Theatro Municipal de São Paulo e a pesquisa Inventário da Cena Paulistana.

A conferência contará igualmente com a presença de experiências recentes em que o digital assume uma expressão central nos modos de imaginar, tratar, e dar a ver o arquivo. É o caso do projecto europeu (ERC) INCOMMON. In praise of community. Shared creativity in arts and politics in Italy (1959-1979) representado por Marco Baravalle que, para além de ter inventariado a relação tensa entre artes performativas e política na Itália dos “anni di piombo” propõe cartografias, unindo protagonistas a experiências existenciais e estéticas. Dois projetos vindos do Chile inscrevem-se nessa mesma linha de aproximação aos arquivos de artes performativas. Se o CATASTRO DE ARCHIVOS DE ARTES ESCÉNICAS, aqui representado por Pía Gutiérrez, docente da Escola de Teatro da PUC, no Chile e integrante do projecto ARDE, é a proposta internacional que mais se assemelha ao mapeamento em curso pelo ARTHE, já o projeto ARDE – Archivos de Arte, representado pela investigadora Katharina Eitner, desdobra, um pouco à semelhança de INCOMMON, a noção de arquivo para dentro de cada processo de trabalho, documentando práticas cénicas actuais em paralelo com a revisitação de arquivos específicos e o traçar de cartografias.

Através da apresentação cruzada e discussão crítica dos objectivos, metodologias e resultados de cada um destes projectos distintos e vindos de contextos diversos procura-se uma abordagem à situação dos arquivos de artes performativas no seu contributo para a compreensão do encontro das artes com as sociedades de que participam. Procura-se igualmente equacionar formas de melhor os salvaguardar.

 

>> Website da Conferência <<

 

 

Programa

 

11 de Dezembro

10:00 | Abertura da Conferência por Maria João Brilhante e por um membro do Conselho de Administração do Teatro Nacional S. João

10:15 | Archiving theatre as collaborative performance of care – Palestra por Heike Roms

11:00 | Pausa para café

11:15 | Comunicações

André Murraças, Um outro teatro? — a presença queer no MNTD

Carlota Castro, Para um mapeamento da memória

Jo Scott, Seeding the digital in the physical: Geo-located sound walking practices as anarchives

Carlos Costa, O que devemos ao futuro

12:15 | Debate moderado por Ana Bigotte Vieira e Paula Caspão

13:00 | Pausa para almoço

14:00 | Arte de archivo, pensar los archivos desde el sur por Pía Gutiérrez (docente da Faculdade de Teatro da PUC, no Chile, e integrante do coletivo ARDE) e Katharina Eitner, investigadora dos Archivos de Arte.

15:30 | Debate moderado por Hélia Marçal e Laura Rozas Letelier

16:30 | Pausa para café

17:00 | Workshop Arquivar os processos criativos por Katharina Eitner

 

12 de Dezembro

09:30 | Recomeço dos trabalhos

10:00 | Centro de Documentação Teatral: criação, atuação e perspectivas – Palestra por Elizabeth Azevedo

11:15 | Comunicações

Vicki Ann Cremona e Marco Galea, The SPA (University of Malta) Digital Archive: Preserving and researching the Performing Arts in Malta

Andi Johnson, Frameworks for co-creating historical archives

Juliana Coelho, Documentos da Exposição Colonial de 1931 em diálogo: articulando arquivos transnacionalmente

Filipa Magalhães, Arquivar e reativar o teatro música português

Rafaella Uhiara, Como arquivar o som dos espetáculos? Os desafios do projeto “Arquivos sonoros de teatro”

12:30 | Debate moderado por Maria João Brilhante e Paula Caspão

13:15 | Pausa para almoço

14:30 | Apresentação do projeto INCOMMON: as artes performativas em Itália na era das convulsões sociais (1959-1979) por Marco Baravalle

15:30 | Debate moderado por Ana Bigotte Vieira e Pedro Cerejo

16:30 | Pausa para café

17:00 | Apresentação do Centro de Documentação do TNSJ por Paula Braga

18:00 | Encerramento da Conferência

 

 

 

 


 

Chamada para comunicações

 

A conferência propõe ainda uma chamada para comunicações que incidam sobre trabalho específico com arquivos de artes performativas criados nos últimos 30 anos do século passado, que ajudem a problematizar questões artísticas, filosóficas, técnicas, historiográficas, sociológicas e políticas, em torno quer das práticas de arquivar e do arquivo enquanto problema, quer da eventual produção e transmissão de conhecimento a partir dos arquivos e/ou da história cultural dos seus tempos de construção.

Assim, convida-se arquivistas, pesquisadores e artistas a propor comunicações de cerca de 15 minutos, que partam de trabalho concreto com arquivos em artes performativas, incidindo sobre, mas não se limitando a temas como:

– arquivos em risco: o que fazer?
– cuidar dos arquivos de artes performativas: inventariação, classificação, catalogação, indexação, digitalização e disponibilização
– mediações e remediações do arquivo
– abordagens específicas das materialidades do arquivo: variada documentação em papel, objectos/adereços, equipamento, audiovisual, maquetes de cenários, figurinos e trajes, etc.
– arquivos queer e a “queerização” do arquivo
– arquivos “menores”, “contra-arquivos”, “anarquivos” e “arquivos do comum”
– arquivos conexos: acervos pessoais, institucionais e outros acervos relacionados
– performatividades específicas ao arquivo: que arquivos produzir e que outras performances eles possibilitam
– o digital e os arquivos: digitalização e documentação nado-digital
– memórias que atravessam os arquivos
– modos de reativar o arquivo em artes performativas

 

 

>> 📎 Descarregar a chamada para comunicações (PDF) <<

 

 

Organização: Projecto ARTHE – Arquivar o Teatro, Centro de Estudos de Teatro, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Teatro Nacional São João

Comissão científica: Maria João Brilhante, Ana Bigotte Vieira, Paula Caspão,Vera Borges, Pedro Estácio, Sofia Patrão, Daniel Tércio, Hélia Marçal, Heike Roms

 

Critérios para submissão: Os resumos das comunicações deverão conter entre 300 e 500 palavras, em português, inglês, francês ou espanhol e quatro palavras-chave. Virão acompanhados de um breve CV (200 palavras). Deverão ser enviados com o assunto “ARTHE-Conferência Internacional Arquivos Cruzados” para o endereço arthe@letras.ulisboa.pt

Data-limite para envio de propostas: 31 de Outubro
Data para envio do resultado da revisão por pares: 6 de Novembro

Data-limite para inscrição: 24 de novembro
Inscrição na Conferência: 25 euros

 

Tempo

dezembro 11 (Segunda-feira) - 12 (Terça-feira)

Localização

Teatro Nacional São João

Praça da Batalha — 4000-102 Porto

Organizador

Várias instituições

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