fevereiro, 2020

18fev6:00 pm8:00 pmAr e SerraCiclo de Seminários História da Saúde e da Medicina6:00 pm - 8:00 pm NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala 306, Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 LisboaTipologia do Evento:Ciclo,Seminário

Detalhe do Cartaz do quarto ciclo de ciclo de seminários História da Saúde e da Medicina

Segunda sessão da quinta edição do ciclo de seminários História da Saúde e da Medicina, organizado por Helena da Silva e Alexandra Marques. Com Helena Gonçalves Pinto.

Este ciclo de seminários pretende ser um espaço de debate historiográfico sobre a História da Saúde e da Medicina, numa perspectiva pluridisciplinar e num contexto espácio-temporal alargado.

Nas diferentes sessões, será apresentada a investigação em curso pelos conferencistas com o intuito de promover o conhecimento e a reflexão na História da Saúde e da Medicina. Diferentes vertentes serão abordadas, quer uma visão científica e prática, quer em termos políticos, sociais e institucionais.

PROGRAMA 2020

14 de Janeiro
O que eles deixaram no manicómio
Catarina Gomes (jornalista freelancer)

18 de Fevereiro
Ar e Serra. A Secção de Medicina da expedição científica à Serra da Estrela de 1881
Helena Gonçalves Pinto (Universidade Autónoma de Lisboa)

A Expedição Científica à Serra da Estrela de 1881 foi um projeto inédito na História da Medicina e da Ciência, da Sociedade e da Cultura nacionais com repercussões internacionais. Em finais de Oitocentos, a Serra da Estrela mereceu uma atenção acrescida enquanto lugar singular para a Saúde, no contexto do território nacional, despertando um projeto vanguardista por parte do médico Sousa Martins e da Sociedade de Geografia de Lisboa, que pôs em execução uma Expedição com a abrangência multidisciplinar. O resultado foi a mobilização de uma sociedade científica em prol de um território e das suas comunidades. Durante 15 dias na Serra da Estrela vivenciaram-se aventuras e perigos, recolheram-se elementos, colecções e estórias sobre a relação entre a Medicina e o Ambiente, a Orografia e a Climatologia. Este foi um momento único para a fixação de conhecimento e da divulgação internacional dos recursos endógenos (muito particularmente das águas termais e do clima) da Estrela, e do início das estratégias organizadas em prol da Medicina, da Hidrologia Médica e do início da actividade de Turismo de Saúde que se desenvolveram, no século seguinte, na Serra da Estrela.

31 de Março
Nascer no Estado Novo: Salazar e as Políticas de Saúde Materno-Infantis
Andreia Almeida (Centro de Estudos Comparatistas — FLUL)

21 de Abril