outubro, 2025

24out2:00 pm4:00 pmAntonio Negri: do longo ‘68 italiano ao comunismo do século XXISeminário2:00 pm - 4:00 pm Culturgest, Lisboa, Rua Arco do Cego, 50 — 1000-300 LisboaTipologia do Evento:Seminário

Detalhe do cartaz do seminário “Antonio Negri: do longo ‘68 italiano ao comunismo do século XXI”. Inclui uma fotografia de António Negri.

Ver mais

Detalhes do Evento

Seminário de história e teoria política organizado no âmbito da exibição do filme “Toni, mio padre”, de Anna Negri, no festival DocLisboa.

 

Antonio Negri: do longo ‘68 italiano ao comunismo do século XXI

 

Antonio Negri (1933-2024) foi uma figura política destacada da história do longo 1968 italiano, bem como um pensador que adquiriu grande relevância internacional no século XXI. A sua vida e ideias foram sempre matéria de grande controvérsia. Neste seminário, procura-se, numa primeira parte, dar a conhecer o chamado longo 68 italiano, contextualizando a emergência de Negri à luz das transformações sociais, económicas e políticas dos anos 60 e 70. Na segunda parte, o seminário analisa o desenvolvimento do pensamento de Negri a partir dos anos 80, no rescaldo da experiência militante do período anterior e ao encontro da sua forma particular de combinar a tradição marxista com autores como Michel Foucault, aproximando noções como general intellect e biopolítica.

 

Primeira parte, com Giulia Strippoli

Para a Itália, usa-se a definição de longo 1968 ou época dos movimentos em referência a um período que vai do início dos anos sessenta até ao fim da década de setenta. Protagonistas e historiadores interpretaram o movimento operário e estudantil com ênfase na longa duração tanto dos eventos quanto do “espírito”, uma perspetiva que também foi usada em interpretações historiográficas em perspetiva “global”, como no caso de The Spirit of ’68 de G. Rainer Horn. A primeira parte deste seminário concentra-se na cronologia, nos protagonistas, nas ideias políticas e na memória da época deste longo período, desde o fim do boom económico até ao fim de década de 1970.

Segunda parte, com José Neves

Em 2000, a publicação de Empire, que Negri escreveu com Michael Hardt, ofereceu a diferentes movimentos sociais e às esquerdas um quadro de análise e conceptualização alternativo às narrativas liberais que por então viam na queda do Muro de Berlim o fim da própria história. Contribuindo de forma seminal para reconciliar tradições frequentemente desavindas, como o marxismo e o pós-estruturalismo, o sucesso de Empire acompanhou de perto a emergência dos movimentos por uma outra globalização e inspirou também colectivos e iniciativas em torno de temas como a precariedade, as migrações ou a propriedade intelectual. Na segunda parte deste seminário, mapearemos as principais e ideias do pensamento de Negri.

 

Inscrição obrigatória através do email giuliastrippoli@fcsh.unl.pt

 

Cartaz do seminário “Antonio Negri: do longo ‘68 italiano ao comunismo do século XXI”, seminário de história e teoria política que decorre no âmbito da exibição do filme “Toni, mio padre” no DocLisboa. 24 de Outubro de 2025, às 14 horas, na Culturgest. O cartaz inclui uma fotografia de Antonio Negri.

 

Fotografia: Antonio Negri, por Christian Werner e Weltz (Fonte: Wikimedia Commons)

 

Tempo

(Sexta-feira) 2:00 pm - 4:00 pm

Localização

Culturgest, Lisboa

Rua Arco do Cego, 50 — 1000-300 Lisboa

Organizador

Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e DocLisboa

X