janeiro, 2023

13jan(jan 13)9:00 am14(jan 14)6:00 pmAmílcar Cabral e a História do FuturoColóquio9:00 am - 6:00 pm (14) Assembleia da República, Rua da Imprensa à Estrela, 6 — 1200-619 LisboaTipologia do Evento:Colóquio

Detalhe do cartaz do colóquio “Amílcar Cabral e a História do Futuro”.

Colóquio que assinala os 50 anos do assassinato de Amílcar Cabral, integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Amílcar Cabral e a História do Futuro

Assinalando os 50 anos do assassinato de Amílcar Cabral, este colóquio pretende discutir a sua influência política, teórica e cultural, evocar os legados da guerra colonial e das lutas de libertação e analisar de que forma este passado continua a ecoar nos desafios contemporâneos que a sociedade portuguesa enfrenta.

A Sessão de Abertura do evento contará com a presença de Augusto Santos Silva, António Sousa Ribeiro, Fernando Rosas, Joana Dias Pereira, Bruno Sena Martins e Marga Ferré.

O programa de dia 13 incluirá ainda de manhã as mesas “A guerra colonial e as lutas de libertação: memórias e silenciamentos”, com Miguel Cardina, Carlos Cardoso, Patrícia Godinho Gomes, Cláudia Castelo e moderação de Inês Nascimento Rodrigues e “Amílcar Cabral: trajetos de vida e memória viva”, com Iva Cabral, José Neves, Leonor Pires Martins, Julião Soares Sousa, José Pedro Castanheira e moderação de Victor Barros. A tarde iniciar-se-á com uma conferência de Pedro Pires, antigo Primeiro-Ministro e ex-Presidente da República de Cabo Verde e Presidente da Fundação Amílcar Cabral, seguida da projeção do filme “O regresso de Cabral”, com debate posterior por Filipa César, Sana na N’ Hada e Diana Andringa (moderação de Sumaila Djaló).

No sábado, dia 14, as sessões debruçam-se nos seguintes temas: “Amílcar Cabral: textos”, com Ângela Coutinho, Mustafah Dhada, Roberto Vecchi e moderação de Rita Lucas Narra; “Amílcar Cabral: dimensões internacionais da luta”, com Rui Lopes, Aurora Almada Santos, Teresa Almeida Cravo e Vincenzo Russo, moderado por Pedro Aires Oliveira; “Amílcar Cabral: política, cultura e utopia”, com Miguel de Barros, Rui Cidra, Sílvia Roque e Rede Wilson Lima e moderação de João Mineiro e a mesa “Descolonização: significados e desafios”, com Beatriz Gomes Dias e Bruno Sena Martins (moderação de Marta Lança).

A inscrição para o evento é gratuita, mas de registo obrigatórioAQUI.

A Festa de Encerramento decorrerá no B.Leza, a partir das 22h, com um concerto de Prétu (o novo projeto de Xullaji), onde junta samples de referências africanas e ritmos eletrónicos a mensagens associadas aos temas da descolonização, do pan-africanismo e do afro-futurismo e o DJ set “Abel Djassi” (Mama Demba e Inês R.).

Cartaz e programa do colóquio “Amílcar Cabral e a História do Futuro”. 13 e 14 de Janeiro, no Auditório António de Almeida Santos da Assembleia da República. Inclui um desenho da cara de Amílcar Cabral, com seu habitual barrete, adaptado a partir de uma conhecida foto.

A organização está a cargo do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (através do projeto CROME, financiado pelo European Research Council, e da iniciativa “50 anos de Abril”), do Instituto de História Contemporânea (NOVA FCSH) e Laboratório Associado IN2PAST e da associação cultural Cultra (via rede Transform e iniciativa “Abril é Agora”).

13 (Sexta-feira) 9:00 am - 14 (Sábado) 6:00 pm

Assembleia da República

Rua da Imprensa à Estrela, 6 — 1200-619 Lisboa

Instituto de História Contemporânea — Universidade NOVA de Lisboa, Centro de Estudos Sociais — Universidade de Coimbra, CULTRA e Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril