dezembro, 2021

02dez10:00 am12:00 pmAcesso aberto a publicações científicas10:00 am - 12:00 pm NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala SE1, Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 LisboaTipologia do Evento:Outros

Detalhe do cartaz da sessão

Segunda sessão de um ciclo destinado à promoção de currículos académicos e dirigido a estudantes de doutoramento.

Acesso aberto a publicações científicas:
O que é? Porquê? Como?

Com o sentido de iniciar uma nova abordagem de apoio às candidaturas a concursos nacionais e internacionais, a Direcção do IHC preparou, em articulação com a Divisão de Apoio à Investigação (DAI) da NOVA FCSH, um conjunto de sessões relativas à construção de currículos académicos, incluindo escrita e publicação de artigos, assim como preparação de projectos, que tomarão em consideração os diferentes estádios das carreiras científicas dos investigadores: desde mestrandos a investigadores já doutorados; e os diferentes caminhos que estes podem seguir.

Depois de uma primeira sessão dedicada ao desenvolvimento do Perfil de Investigador, a segunda sessão terá como tema Acesso aberto a publicações científicas: O que é? Porquê? Como?.

Nesta sessão, contamos com o apoio da Cátia Marques, da DAI, na primeira parte, durante a qual, se fará uma introdução ao conceito, vantagens e vias do acesso aberto e às respectivas políticas da Fundação para a Ciência e Tecnologia e Comissão Europeia. Será, ainda, dada atenção à escolha do meio de publicação com vista ao acesso aberto, impacte e disseminação dos resultados da investigação. Na segunda parte, a intervenção do investigador do IHC, Rui Lopes, terá como objectivo a partilha de sugestões e informações úteis relativas à preparação e submissão de artigos para publicação em revistas científicas internacionais, servindo também para os/as participantes esclarecerem dúvidas sobre esta matéria. Para além de uma explicação do modo como se processa a revisão por pares e as várias fases do processo editorial, serão dadas dicas para a selecção de revistas onde publicar e estratégias para lidar com o processo de revisão

Esta sessão, que terá lugar no dia 2 de Dezembro, das 10 às 12h no CAN (Sala SE1), destina-se, especialmente, a alunos/as de doutoramento, mas está aberta a toda a comunidade de investigadores/as.

Por questões de gestão de espaço, pede-se inscrição prévia até dia 29 de Novembro para bibliometria.ihc@fcsh.unl.pt.

Cartaz da sessão "Acesso aberto a publicações científicas: O que é? Porquê? Como?"

(Quinta-feira) 10:00 am - 12:00 pm

NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala SE1