outubro, 2024
Detalhes do Evento
Abertura do sexto ciclo de conferências que cruza a Ciência e Tecnologia com as Artes e Letras. Com Catarina Miguel. Aromas Itinerarium Salutis:
Ver mais
Detalhes do Evento
Abertura do sexto ciclo de conferências que cruza a Ciência e Tecnologia com as Artes e Letras. Com Catarina Miguel.
Aromas Itinerarium Salutis:
A Rota Cultural Europeia para o Estudo e Salvaguarda das Farmácias Históricas e Hortos Medicinais
6º Ciclo internacional de videoconferências
“Quando a Ciência e a Tecnologia se Cruzam com as Artes e as Letras”
Criada em 2024 com o objectivo de preservar e promover o património material e imaterial europeu relacionado com a história da farmácia, a “Rota das Farmácias Históricas e Hortos Medicinais” – AROMAS ITINERARIUM SALUTIS conta já com a participação de 11 países e mais de 30 instituições europeias, entre as quais se encontra a Universidade de Évora e o Museu da Farmácia de Lisboa. Nesta apresentação, falaremos do percurso seguido até ao dia da aprovação da Rota pelo Conselho Europeu, e daremos a conhecer o caso de estudo do projeto LIVING PHARMACIES, desenhado no âmbito desta Rota Cultural, que pretende estudar, sob o ponto de vista material e imaterial, um conjunto de boticas históricas existentes, ou já perdidas no tempo, na região SUDUE, sendo que no caso do Alentejo, serão estudadas as Boticas Eborenses das instituições monástico-conventuais de São Bento de Cástris (comunidade cisterciense), Nossa Senhora do Paraíso (comunidade dominicana) e de Santa Mónica (comunidade agostinha), e as Boticas Bracarenses de São Francisco e Montariol (comunidades franciscanas), numa abordagem inter-transdiciplinar, que ligará a arte, a ciência e as humanidades do séc. XVI-XVII à Sociedade do séc. XXI.
Sobre a oradora:
Catarina Miguel é licenciada em Engenharia Química pelos Instituto Superior Técnico e doutorada em Ciências da Conservação pela Universidade Nova de Lisboa. É Investigadora integrada do Laboratório HERCULES — Universidade de Évora, membro da Cátedra City University of Macau em Património Sustentável, do Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território (IN2PAST) e do China-Portugal Joint Laboratory of Cultural Heritage Conservation Science (CP-LCHCS). Trabalha na área das Ciências do Património com ênfase em Química Analítica – análise espectroscópica. O seu trabalho de investigação tem-se centrado no estudo dos materiais utilizados para produzir manuscritos iluminados do período Medieval e Renascentista.
Tempo
(Terça-feira) 6:00 pm - 7:30 pm
Localização
Link dedicado na plataforma Zoom
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évora, Universidad de Sevilla e Instituto de Humanidades — Universidad Nacional del Sur