março, 2024

05mar6:00 pm7:30 pmO projecto Cister.HorQuando a Ciência e a Tecnologia se Cruzam com as Artes e as Letras6:00 pm - 7:30 pm Link dedicado na plataforma ZoomTipologia do Evento:Ciclo,Conferência

Imagem ilustrativa do quinto Ciclo Internacional de Vídeoconferências

Segunda sessão do quinto ciclo de conferências que cruza a Ciência e Tecnologia com as Artes e Letras. Com Catarina Miguel.

O projecto Cister.Hor
5º Ciclo internacional de videoconferências
“Quando a Ciência e a Tecnologia se Cruzam com as Artes e as Letras”

Os manuscritos iluminados são testemunhos extraordinários da arte e da cultura medievais. Com a sua produção no período medieval essencialmente restrita aos scriptoria de mosteiros e conventos, estas obras tornam-se impressões digitais importantes da actividade económica destas instituições. Fundado em 1152/3 como o 53º mosteiro afiliado de Clairvaux (França), o mosteiro de Santa Maria de Alcobaça foi o mais importante centro cistercience português de produção de manuscritos iluminados.
Esta apresentação centra-se na abordagem interdisciplinar seguida no estudo de um conjunto extraordinário de 11 manuscritos iluminados medievais, no âmbito do qual as análises litúrgicas, codicológicas e materiais permitiram estudar, do ponto de vista cronológico, a introdução do pigmento azurite no scriptorium de Alcobaça, contribuindo não só para a sua redatação precisa, como caracterizar em termos de data e forma a entrada do pigmento azurite neste sciptorium, contribuindo para um maior conhecimento da excepcionalidade do funcionamento daquele que é o mais importante scriptorium medieval português. Para além destes resultados, será dada a conhecer a metodologia seguida pela equipa interdisciplinar do projecto “Cistercian Horizons – Studying and Characterizing a Medieval Scriptorium and its Production: Alcobaça, dialogues between local identities and liturgical uniformity” (PTDC/ART-HIS/29522/2017), no âmbito do qual decorreu esta investigação.

Sobre a oradora:
Catarina Miguel
é licenciada em Engenharia Química pelos Instituto Superior Técnico e doutorada em Ciências da Conservação pela Universidade NOVA de Lisboa. É Investigadora integrada do Laboratório HERCULES — Universidade de Évora, membro da Cátedra City University of Macau em Património Sustentável, do Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território (IN2PAST) e do China-Portugal Joint Laboratory of Cultural Heritage Conservation Science (CP-LCHCS). Trabalha na área das Ciências do Património com ênfase em Química Analítica – análise espectroscópica. O seu trabalho de investigação tem-se centrado no estudo dos materiais utilizados para produzir manuscritos iluminados do período Medieval e Renascentista.

🔗 Acesso Zoom à conferência

Cartaz da conferência “O projecto Cister.Hor e a história da cor azul nos códices litúrgicos dos primórdios do scriptorium de Alcobaça", com Catarina Miguel. 5 de Março de 2024, às 18 horas, via Zoom. Conferência integrada no quinto Ciclo Internacional de Vídeoconferências "Quando a Ciência e a Tecnologia se cruzam com as Artes e as Letras". Organização de Ana Cristina Martins, Alicia Iglesias Cumplido e Cecilia Simón. O cartaz inclui uma foto de uma mulher de bata branca, luvas brancas e máscara azul a fotografar, com um equipamento especializado, um manuscrito iluminado.

(Terça-feira) 6:00 pm - 7:30 pm

Link dedicado na plataforma Zoom

Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évora, Universidad de Sevilla e Instituto de Humanidades — Universidad Nacional del Sur