novembro , 2021

Detalhes do Evento
Third session of the Autumn 2021 edition of the permanent seminar on Global Histories of the 1974-75 Revolution, with Miguel Cardina. Histórias Globais da Revolução
Ver mais
Detalhes do Evento
Third session of the Autumn 2021 edition of the permanent seminar on Global Histories of the 1974-75 Revolution, with Miguel Cardina.
Histórias Globais da Revolução de 1974-1975
Seminário Permanente
[Global Histories of the 1974-75 Revolution]
Quase cinco décadas após os acontecimentos que sucederam ao 25 de Abril de 1974, é hoje mais clara a teia de relações globais em que estes se inseriram. Das descolonizações africanas à radicalização social e política dos longos anos 60, passando pelo esgotamento do ciclo de crescimento económico do pós-guerra, a Revolução de 1974-75 foi definida e ajudou a definir um conjunto de processos históricos que transcendem os seus limites geográficos. Por outro lado, aqueles anos coincidiram com mudanças de paradigma produtivo e intelectual, bem como com reconfigurações políticas que se prolongaram até à década de 1980. Que relações estabelece a Revolução com estes processos de transformação?
Evoluções recentes na historiografia e outras áreas de saber – incluindo os desafios colocados pela história global e transnacional às clássicas histórias nacionais, ou a relação entre as narrativas historiográficas e outras mediações, nomeadamente audiovisuais – constituem uma boa oportunidade para repensar a historicidade da Revolução e reinventar as suas narrativas e representações. O seminário desafia assim investigadores/as e outros/as criadores/as a apresentar novas perspetivas sobre o tema, privilegiando aquelas que o insiram em grandes fenómenos transnacionais contemporâneos (a começar pela forte mobilização política de base que marca o período) e/ou que explorem formas narrativas alternativas.
Com periodicidade mensal e duração indefinida, o seminário incluirá sessões com formatos diversos, como a apresentação de investigações em curso, discussão de textos, projecção de materiais audiovisuais, mesas-redondas, etc. Simultaneamente, as sessões poderão decorrer em qualquer uma das três instituições envolvidas na organização (IHC — NOVA FCSH, CEIS20 — Universidade de Coimbra e University of Cambridge), combinando formatos presenciais e à distância, de forma a permitir uma participação tão ampla quanto possível de académicos/as, artistas e outros/as que aqui queiram apresentar o seu trabalho, bem como do público em geral.a
🔗 Inscrições gratuitas via este formulário
Programa:
23 de Setembro | Portugal 1974-76. Arquitectura, Cidade e Revolução
José António Bandeirinha (CES — Universidade de Coimbra)
14 de Outubro | A dita revolução sexual na imprensa portuguesa (1968-78): o que (não) passou por aqui
Isabel Freire (ICS — Universidade de Lisboa)
18 de Novembro | A ruptura no espelho: olhares cruzados sobre a guerra, o 25 de Abril e as independências africanas
Miguel Cardina (CES — Universidade de Coimbra)
16 de Dezembro | Entre o Verão Quente e o Ano Internacional da Mulher: a delegação de Portugal à Cidade do México (Junho-Julho 1975)
Giulia Strippoli (Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH)
Organização:
Rita Lucas Narra (IHC — NOVA FCSH)
Ricardo Noronha (IHC — NOVA FCSH)
Pedro Ramos Pinto (Universidade de Cambridge)
Luís Trindade (CEIS20 — Universidade de Coimbra)
Imagem: João Abel Manta, Um problema difícil. Publicado em Portugal na imprensa estrangeira – II : Portugal visto pelo jornal “Le Monde” (12-13 de Dezembro de 1976). Fonte: Hemeroteca Digital de Lisboa.
Tempo
(Quinta-feira) 2:30 pm - 4:30 pm
Localização
Link to be provided to registered participants
Zoom
Organizador
Institute of Contemporary History — NOVA FCSH, Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies — University of Coimbra, and University of Cambridge