abril, 2024

17abr(abr 17)9:00 am19(abr 19)5:30 pmDitaduras, Colonialismos e Migrações no Espaço AtlânticoXIV REFAT International Congress9:00 am - 5:30 pm (19) Atlantic History Studies Centre – Alberto Vieira, Rua das Mercês, 8 — 9000-036 FunchalTipologia do Evento:Congress

Detalhe do cartaz do décimo quarto Congresso Internacional da Rede de Estudos dos Fascismos, Autoritarismos, Totalitarismos e Transições para a Democracia (REFAT), com o tema “Ditaduras, Colonialismos e Migrações no Espaço Atlântico”.

Ver mais

Detalhes do Evento

On the colonial dimension of the history of totalitarian and authoritarian regimes, as well as how these regimes have managed migratory flows between different regions of the Atlantic Area in contemporary times.

 

Ditaduras, Colonialismos e Migrações no Espaço Atlântico
XIV Congresso Internacional da Rede de Estudos dos Fascismos, Autoritarismos, Totalitarismos e Transições para a Democracia (REFAT)

 

Subordinado ao tema Ditaduras, Colonialismos e Migrações no Espaço Atlântico, o XIV Congresso da REFAT tem em vista uma problematização da dimensão colonial da história dos regimes totalitários e autoritários, ao mesmo tempo que pretende colocar em perspectiva a forma como esses mesmos regimes geriram significativos e intensos fluxos migratórios entre diferentes regiões do Espaço Atlântico na Época Contemporânea. Procurar-se-á assim perceber, numa perspectiva abrangente e comparativa, o lugar do colonialismo na estruturação dos regimes totalitários e autoritários europeus e sul-americanos, considerando não só situações formais de dominação colonial e de expansão imperial, como as que aconteciam nos casos de Itália, de Espanha e de Portugal, mas também a existência de formas de colonialismo interno, como as que podiam ser identificadas à época no Brasil e noutras áreas do Espaço Atlântico, tendo neste caso particularmente em conta quer a persistência de aspectos da matriz económica, social e política constituída no período colonial, quer a situação de subalternidade a que estavam votadas as comunidades indígenas e outros estratos da população. Em estreita ligação ao fenómeno colonial, importa também perceber as formas como os regimes ditatoriais promoveram e governaram os diversos fluxos migratórios que cruzaram o Espaço Atlântico e que colocaram em contacto diferentes países e regiões da Europa, da África e da América do Sul. O objectivo é compreender numa óptica comparada e transnacional as políticas migratórias, os mecanismos de controlo, de integração, de repressão e de expulsão de migrantes, postos em prática pelos regimes ditatoriais. Dever-se-á ter em consideração não só fenómenos de migração económica, como nos casos dos fluxos dirigidos ao continente sul-americano, ou os ocorridos no quadro de políticas de ocupação e de desenvolvimento dos territórios coloniais em África, mas também situações de migração política e que envolveram diferentes grupos de refugiados – por exemplo, os judeus e os gibraltinos durante a Segunda Guerra Mundial – e de exilados políticos – por exemplo, a instalação e respectiva acção de sectores significativos da oposição portuguesa ao salazarismo no Brasil. Enfim, cabem ainda no âmbito desta temática outras questões de ordem geoestratégica e de domínio político, militar e económico do Espaço Atlântico, no quadro das políticas atlânticas delineadas pelos diferentes regimes ditatoriais.

Palestrante convidado: Paulo Miguel Rodrigues (Universidade da Madeira)

 

>> Programa e caderno de resumos (PDF) <<

 

 

Organização:

Fernando Tavares Pimenta (Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira / REFAT Portugal)
Filipe dos Santos (Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira)
João Paulo Avelãs Nunes (Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra / REFAT Portugal)
Nélio Pão (Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira)
Pedro Aires Oliveira (Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa / IN2PAST / REFAT Portugal)

 

Comissão científica:

Alberto Pena Rodríguez (Universidade de Vigo / REFAT Espanha)
Emilio Grandio Seoane (Universidade de Santiago de Compostela / REFAT Espanha)
Fernando Tavares Pimenta (Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira / REFAT Portugal)
João Paulo Avelãs Nunes (Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra / REFAT Portugal)
Luciano Aronne de Abreu (Pontifícia Universidade Católica – Rio Grande do Sul / REFAT Brasil)
Maria das Graças Ataíde de Almeida (Universidade Federal Rural de Pernambuco / REFAT Brasil)
Matteo Pasetti (Universidade de Bolonha / REFAT Itália)
Pietro Pinna (Universidade de Bolonha / REFAT Itália)

 

Cartaz do décimo quarto Congresso Internacional da Rede de Estudos dos Fascismos, Autoritarismos, Totalitarismos e Transições para a Democracia (REFAT), com o tema “Ditaduras, Colonialismos e Migrações no Espaço Atlântico”. De 17 a 19 de Abril de 2024, no Centro de Estudos de História do Atlântico Alberto Vieira, Funchal. O fundo do cartaz é uma fotografia de homens, com farda militar, carregados com malas e mochilas, a entrar num navio.

 

Tempo

17 (Quarta-feira) 9:00 am - 19 (Sexta-feira) 5:30 pm

Localização

Atlantic History Studies Centre – Alberto Vieira

Rua das Mercês, 8 — 9000-036 Funchal

Organizador

Several Institutions

X