janeiro, 2023
Detalhes do Evento
Colloquium marking the 50th anniversary of the assassination of Amílcar Cabral, integrated in the commemorations of the 50th anniversary of 25th April. Amílcar Cabral e a História do Futuro Assinalando
Ver mais
Detalhes do Evento
Colloquium marking the 50th anniversary of the assassination of Amílcar Cabral, integrated in the commemorations of the 50th anniversary of 25th April.
Amílcar Cabral e a História do Futuro
Assinalando os 50 anos do assassinato de Amílcar Cabral, este colóquio pretende discutir a sua influência política, teórica e cultural, evocar os legados da guerra colonial e das lutas de libertação e analisar de que forma este passado continua a ecoar nos desafios contemporâneos que a sociedade portuguesa enfrenta.
A Sessão de Abertura do evento contará com a presença de Augusto Santos Silva, António Sousa Ribeiro, Fernando Rosas, Joana Dias Pereira, Bruno Sena Martins e Marga Ferré.
O programa de dia 13 incluirá ainda de manhã as mesas “A guerra colonial e as lutas de libertação: memórias e silenciamentos”, com Miguel Cardina, Carlos Cardoso, Patrícia Godinho Gomes, Cláudia Castelo e moderação de Inês Nascimento Rodrigues e “Amílcar Cabral: trajetos de vida e memória viva”, com Iva Cabral, José Neves, Leonor Pires Martins, Julião Soares Sousa, José Pedro Castanheira e moderação de Victor Barros. A tarde iniciar-se-á com uma conferência de Pedro Pires, antigo Primeiro-Ministro e ex-Presidente da República de Cabo Verde e Presidente da Fundação Amílcar Cabral, seguida da projeção do filme “O regresso de Cabral”, com debate posterior por Filipa César, Sana na N’ Hada e Diana Andringa (moderação de Sumaila Djaló).
No sábado, dia 14, as sessões debruçam-se nos seguintes temas: “Amílcar Cabral: textos”, com Ângela Coutinho, Mustafah Dhada, Roberto Vecchi e moderação de Rita Lucas Narra; “Amílcar Cabral: dimensões internacionais da luta”, com Rui Lopes, Aurora Almada Santos, Teresa Almeida Cravo e Vincenzo Russo, moderado por Pedro Aires Oliveira; “Amílcar Cabral: política, cultura e utopia”, com Miguel de Barros, Rui Cidra, Sílvia Roque e Rede Wilson Lima e moderação de João Mineiro e a mesa “Descolonização: significados e desafios”, com Beatriz Gomes Dias e Bruno Sena Martins (moderação de Marta Lança).
A inscrição para o evento é gratuita, mas de registo obrigatório — AQUI.
A Festa de Encerramento decorrerá no B.Leza, a partir das 22h, com um concerto de Prétu (o novo projeto de Xullaji), onde junta samples de referências africanas e ritmos eletrónicos a mensagens associadas aos temas da descolonização, do pan-africanismo e do afro-futurismo e o DJ set “Abel Djassi” (Mama Demba e Inês R.).
A organização está a cargo do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (através do projeto CROME, financiado pelo European Research Council, e da iniciativa “50 anos de Abril”), do Instituto de História Contemporânea (NOVA FCSH) e Laboratório Associado IN2PAST e da associação cultural Cultra (via rede Transform e iniciativa “Abril é Agora”).
Tempo
13 (Sexta-feira) 9:00 am - 14 (Sábado) 6:00 pm
Organizador
Institute of Contemporary History — NOVA University Lisbon, Centre for Social Studies — University of Coimbra, CULTRA, and Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril