dezembro, 2022

06dez6:30 pm7:30 pm1961 sob o viés da imprensaBook launch6:30 pm - 7:30 pm Monument to the Discoveries, Avenida Brasília — 1400-038 LisbonTipologia do Evento:Launch

Convite para o lançamento do livro

Ver mais

Detalhes do Evento

Authored by Tânia Alves and focusing on the year of 1961, this is the eighth book published by the Imprensa de História Contemporânea [IHC Press] in the Contemporânea collection.

 

1961 sob o viés da imprensa:
Os jornais portugueses, britânicos e franceses na conjuntura da eclosão da guerra no império português

 

O livro será apresentado por Júlia Leitão de Barros e Pedro Aires Oliveira (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST).

 

Sobre o livro:
Em 1961, o assalto ao Santa Maria, a eclosão da guerra em Angola e a queda do Estado Português da Índia fizeram as primeiras páginas da imprensa mundial durante semanas a fio. Portugal e o regime do Estado Novo passaram a ser assiduamente notícia nos jornais estrangeiros. E contra a vontade de Salazar, o regime viu-se sujeito às constrições de uma sociedade dos media de massa e da sua capacidade de influência nos processos de simbolização e da formação de correntes de opinião. Assumindo que a imprensa é um ator político de primeiro plano na constituição do mundo social, cultural e político, este livro conduz-nos por um estudo de um amplo acervo de artigos saídos nos jornais portugueses, britânicos e franceses ao longo do annus horribilis de 1961, atento aos símbolos, à linguagem, à comunicação de massa, ao condicionamento psicológico, à diplomacia mediática e à guerra. Através de uma abordagem que combina a Sociologia, a História, as Ciências da Comunicação, os Estudos de Media e das Relações Internacionais, a autora examina as lutas políticas travadas pelo regime e contra o regime, num quadro internacional marcado por dinâmicas de descolonização e pela guerra fria. Privilegiando sempre a ação da imprensa na história política e a história política impelida pela força produtiva da imprensa..

 

Sobre a autora:
Tânia Alves é doutorada em Sociologia pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. A sua investigação tem incidido sobre a relação entre os media e a queda do império colonial português. Em 2019, a sua tese de doutoramento, que serviu de base a este livro, foi distinguida com o Prémio Fernão Mendes Pinto, atribuído pela Associação das Universidades de Língua Portuguesa..

 

Acesso ao livro

 

Tempo

(Terça-feira) 6:30 pm - 7:30 pm

Localização

Monument to the Discoveries

Avenida Brasília — 1400-038 Lisbon

Organizador

X