outubro, 2021

22out6:30 pm8:00 pmOuvir o Galo Cantar Duas VezesBook launch6:30 pm - 8:00 pm NOVA FCSH, Auditorium B1, Avenida de Berna, 26C — 1069-061 LisbonTipologia do Evento:Presentation

Detalhe do cartaz da apresentação do livro

Ver mais

Detalhes do Evento

The book authored by Paula Godinho will be presented by Luís Cunha and Xurxo Ayán Vila at the NOVA School of Social Sciences and Humanities, in Lisbon.

 

Ouvir o Galo Cantar Duas Vezes
Identificações locais, culturas de orla e construção de nações na fronteira entre Portugal e a Galiza

 

Ouvir o Galo Cantar Duas Vezes – Identificações locais, culturas de orla e construção de nações na fronteira entre Portugal e a Galiza centra-se em práticas de fronteirização e de desfronteirização num tempo longo, num limiar entre a antropologia e a história. Entre os galos reais, ouvidos na fronteira, e aquele que se tornou emblemático da construção da nação, a autora interroga topografias do poder: os centros que delineiam o Tratado de Limites de 1864, em Lisboa e Madrid, as equipas militares e cartógrafos que reconheceram a fronteira, e a resistência dos vizinhos das aldeias da raia, unidos pelo parentesco, o contrabando, a convivialidade, os caminhos. Por outro lado, aborda dois acontecimentos dramáticos, associados à guerra de Espanha na fronteira, ocorridos no concelho de Chaves, em Vilarelho da Raia, em 1939, e em Cambedo da Raia, em 1946. Este livro recebeu o prémio Taboada Chivite em 2008, e foi publicado em galego em 2011. Esta é a sua primeira edição em Portugal.

 

Mais informação sobre o livro

 

Cartaz da apresentação do livro "Ouvir o Galo Cantar Duas Vezes", de Paula Godinho

 

Tempo

(Sexta-feira) 6:30 pm - 8:00 pm

Localização

NOVA FCSH, Auditorium B1

Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisbon

Organizador

Tigre de Papel Pressgeral@tigrepapel.pt Rua de Arroios, 25 — 1150-053 Lisbon

X