IHC is awarded eight new CEEC contracts from FCT
New research contracts: four in the Junior category and four in the Assistant category
Open call for Twentieth Century Communism: History, Memory and the Past in Twentieth Century Communism
Deadline: 31 December 2025
Cláudia Ninhos receives funding to study the Holocaust in the Iberian press
The FCT has approved funding for the IPHAS exploratory project
IHC returns to European Researchers’ Night in Évora
The IHC will participate in ERN with four activities for all ages
News
-
New research contracts: four in the Junior category and four in the Assistant category -
Statement of condolence from the Boards of IHC, IEM and CHAM -
Note of condolence on the passing of researcher Cristina Nogueira -
Quintino Lopes was invited to act as an expert reviewer in the ERC Consolidator Grants 2025 competition -
The FCT has approved funding for the IPHAS exploratory project -
The IHC will participate in ERN with four activities for all ages -
The first issue of the journal was published in July 2015 -
He was appointed Deputy Director for Planning and Infrastructures -
RESONANCE is coordinated by Hélia Marçal -
He was one of the personalities honoured by Porto City Council -
The PETROSINES project was one of the six History projects that received funding from the FCT -
Statement from the team of the project FILMASPORA -
VINCULUM's application received an Honourable Mention in the European Union Prize for Citizen Science 2025 -
The book on the history of the national printing industry was the Gold Winner in the Editorial Design —... -
The paper by Quintino Lopes, Francisco de Lacerda, and Ana Simões, was the 2025 winner. -
Irene Flunser Pimentel was one of the personalities honoured ‘for her outstanding contribution to culture’. -
Miguel Carmo and José Filipe Costa worked on the film ‘I Only Rest in the Storm’ -
‘Angola: Saberes em movimento’ at the Frei Manuel do Cenáculo National Museum -
The PhD thesis was awarded the Francisco Canais Rocha Prize for studies on the labour movement
Events
october, 2025
Event Type :
All
All
Colloquium
Conference
Conference
Congress
Course
Cycle
Debate
Exhibition
Launch
Lecture
Meeting
Movie session
Open calls
Opening
Other
Presentation
Round table
Seminar
Showcase
Symposium
Tour
Workshop

Event Details
Seminar presenting the doctoral project of Roque Sanfiz Arias, visiting researcher at the IHC, on the various models of innovation in Galician agriculture in the 20th
more
Event Details
Seminar presenting the doctoral project of Roque Sanfiz Arias, visiting researcher at the IHC, on the various models of innovation in Galician agriculture in the 20th century.
Da inovação numa agricultura campesina à tecnocracia autoritária:
O caso da Galiza (1882-1982) – e de Portugal?
Roque Sanfiz Arias (HISTAGRA / CISPAC — USC)
Seminário de apresentação e discussão do projecto de doutoramento em curso “Inovação na agricultura atlántica, Galicia 1882-1982”, conduzida por Roque Sanfiz Arias, investigador de doutoramento do HISTAGRA / Centro de Investigação Interuniversitário das Paisagens Atlânticas Culturais (CISPAC), Universidade de Santiago de Compostela, e investigador visitante no IHC.
A adopção de inovações na agricultura teve e tem consequências sociais, ambientais e económicas. Nesta apresentação procura-se compreender, em termos históricos, como as inovações biológicas, técnicas e sociais se desenvolveram, quais foram as suas consequências e por que razão foram adoptadas ou rejeitadas pelos agricultores. O objectivo desta investigação é demonstrar a existência de vários modelos de inovação na agricultura galega no século XX e explorar os momentos de mudança. O primeiro modelo é o da agricultura biológica, em que os camponeses, os técnicos, as instituições e o mercado tinham de dialogar para introduzir inovações. A Guerra Civil espanhola pôs termo a este modelo e o regime tentou impor um modelo de inovação baseado no totalitarismo e no controlo social. A partir dos anos 1950, o modelo de desenvolvimento agrário da Revolução Verde foi difundido por toda a Europa. Na Galiza, este modelo de inovação impôs-se, gerando relações muito desiguais entre instituições, mercado e agricultores. Paralelamente, a investigação visa ainda explorar os intercâmbios entre técnicos galegos e portugueses e as formas de inovação na agricultura portuguesa. O objectivo é estabelecer um marco comparativo para questionar como as mudanças se desenvolveram em dois espaços com condições similares, regimes políticos semelhantes e relações internacionais distintas.
Organização: IHC e CICS.NOVA
Time
(Tuesday) 12:00 pm - 1:00 pm
Organizer
Institute of Contemporary History and CICS.NOVA — NOVA School of Social Sciences and Humanities

Event Details
Launch of the third book in the Estratégica collection by Imprensa de História Contemporânea [IHC Press], on censorship, coordinated by Rita Luís
more
Event Details
Launch of the third book in the Estratégica collection by Imprensa de História Contemporânea [IHC Press], on censorship, coordinated by Rita Luís and Adalberto Fernandes. Presentation by Carla Baptista and José Bragança de Miranda at Livraria Tigre de Papel bookstore in Lisbon.
Censura: o que nos falta perguntar?
Censura: o que nos falta perguntar? Estabelece um diálogo para o desenvolvimento dos estudos sobre censura. Abordando temas em que a distinção entre a censura e outras formas de regulação é problematizada, questiona-se a função do discurso sobre a pornografia na construção do Estado-nação italiano, a chamada “cultura de cancelamento”, ou a função da moderação em ambiente digital em contextos democráticos marcados por discursos de ódio. Discutem-se ainda estudos que analisam processos censórios que extravasam a noção estrita de censura associada ao poder dos estados nacionais, analisando o papel da diplomacia na censura transnacional do cinema ou as contradições de uma “censura oficiosa” do jazz durante o regime franquista. O livro inclui entrevistas a Nicole Moore e Robert Darnton, cujos trabalhos recentes contribuem para criticar uma abordagem à censura enquanto força puramente negativa.
Este livro é resultado do projeto exploratório “CEMA – Censura(s): um modelo analítico de processos censórios no campo dos estudos sobre censura em Portugal”, desenvolvido no Instituto de História Contemporânea e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, sob coordenação de Rita Luís e com participação de Adalberto Fernandes, coordenadores da presente obra.
Sobre os coordenadores:
Rita Luís é investigadora no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e no Laboratório associado IN2PAST. No IHC, coordena o grupo de investigação Cultura – Poder, Mediações e Arte e desenvolve um projeto sobre Entangled Iberian Censorship (CEECIND/02813/2017), com o qual obteve a Fellowship François Chevallier, na Casa Velázquez em Madrid em 2022. Foi investigadora responsável pelo projeto coletivo Censura(s): um modelo analítico de processos censórios (EXPL/COM-OUT/0831/2021), financiado pela FCT. Publica sobre história dos mass media no contexto das ditaduras ibéricas do século XX, focando-se na relação entre jornalismo e política, mas também nos fenómenos censórios, nos fluxos transnacionais e de transferência cultural, característicos da cultura audiovisual.
Adalberto Fernandes é doutorado em Filosofia pela Universidade de Lisboa com uma tese sobre Michel Foucault, mestre em comunicação e mestre em bioética. Colaborador do Instituto de História Contemporânea, foi investigador no Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa. Publicou 13 artigos e capítulos e fez 19 apresentações nos temas de comunicação política, filosofia política, biopolítica, soft power, processos participativos, media, jornalismo, ética da comunicação, comunicação de ciência, comunicação de saúde e bioética.
Time
(Thursday) 6:00 pm - 7:30 pm
Organizer
IHC Press and Tigre de Papel Bookstore

Event Details
Launch of the catalogue for the exhibition 'Imaginários da Guiné-Bissau – o espólio de Álvaro de Barros Geraldo (1955–1975)' [Imaginaries of Guinea-Bissau – the estate of Álvaro de Barros Geraldo
more
Event Details
Launch of the catalogue for the exhibition ‘Imaginários da Guiné-Bissau – o espólio de Álvaro de Barros Geraldo (1955–1975)’ [Imaginaries of Guinea-Bissau – the estate of Álvaro de Barros Geraldo (1955–1975)], edited by Inês Vieira Gomes and Catarina Laranjeiro. Presentation by Amadú Dafé.
Imaginários da Guiné-Bissau
O espólio de Álvaro de Barros Geraldo (1955–1975)
No ano em que se assinalam os 50 anos das independências das antigas colónias portuguesas em África, é lançada a publicação Imaginários da Guiné-Bissau, uma obra que propõe uma leitura crítica de um espólio fotográfico inédito, produzido na Guiné-Bissau entre 1955 e 1975. O fotógrafo português Álvaro de Barros Geraldo (1922–1993), radicado na Guiné-Bissau desde meados dos anos 1950, registou de perto as tensões, transformações e ambiguidades de um período marcado pela guerra colonial e pelas lutas de libertação. Este livro, tal como a exposição homónima, constitui um contributo fundamental para a reflexão sobre os legados do colonialismo português, a construção de identidades nacionais e a persistência de estruturas coloniais no presente.
Com textos de Catarina Mateus, Pedro Aires Oliveira, Inês Vieira Gomes e Catarina Laranjeiro, e um encarte de Marta Pinto Machado, esta publicação reúne perspectivas históricas, visuais e críticas para a problematização dos legados do colonialismo português.
Time
(Friday) 5:00 pm - 6:30 pm
Location
National Museum of Natural History and Science
Rua da Escola Politécnica, 56/58 — 1250-102 Lisbon
Organizer
National Museum of Natural History and Sciencedivulgacao@museus.ulisboa.pt Rua da Escola Politécnica, 56 — 1250-102 Lisbon
Publications
Review of ‘Women’s History at the Cutting Edge’
Giulia Strippoli writes a critical review of the book Women’s History at the Cutting Edge, edited by Teresa Bertilotti, on women’s history.
Review of ‘Subterranean Fanon’
Manuela Ribeiro Sanches writes a critical review of the book Subterranean Fanon, by Gavin Arnall, on Frantz Fanon.
On the debates on populism
Paper by Fernando Dores Costa, published in the journal Práticas da História, where he analyses the phenomenon of populism.
Administrar para manter o regime
Chapter by Ana Carina Azevedo, included in the book Construção do Estado, Movimentos Sociais e Economia Política, about public administration reform.
A era dos congressos
Chapter by Joana Dias Pereira, included in the book Construção do Estado, Movimentos Sociais e Economia Política, about the associative movement and liberalism.
Construção do Estado, Movimentos Sociais e Economia Política
Book coordinated by Joana Dias Pereira et al. about the processes of construction of the Contemporary State and its articulation with social movements.
Search
News
IHC is awarded eight new CEEC contracts from FCT
Oct 22, 2025
New research contracts: four in the Junior category and four in the Assistant category
António Borges Coelho — In Memoriam
Oct 18, 2025
Statement of condolence from the Boards of IHC, IEM and CHAM
Cristina Nogueira — In Memoriam
Oct 11, 2025
Note of condolence on the passing of researcher Cristina Nogueira
Opportunities
Amílcar Cabral Prize – 4th Edition
Sep 30
Deadline: 30 September 2025


