Cláudia Ninhos recebe financiamento exploratório da FCSH

Dez 10, 2019 | Notícias

O projecto “Os Trabalhadores Forçados Portugueses e Espanhóis no III Reich”, coordenado por Cláudia Ninhos, foi um dos quatro aprovados na 6ª Edição do Concurso de Financiamento Exploratório para Projetos Internacionais, promovido pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. O concurso tem como objectivo “promover a preparação de candidaturas competitivas a concursos de investigação financiados pela Comissão Europeia”.

Numa investigação iniciada em 2015, uma equipa de investigadores do IHC identificou cerca de um milhar de portugueses vítimas do regime nacional-socialista, resgatando a sua memória e reconstituindo as suas histórias de vida. Este trabalho foi financiado pela fundação alemã EVZ – Erinnerung, Verantwortung, Zukunft [Memória, Responsabilidade, Futuro].

A próxima fase passa, agora, por alargar a investigação às vítimas de nacionalidade espanhola e procurará também “aprofundar e sistematizar o conhecimento científico sobre o trabalho forçado e as lógicas de deportação de estrangeiros, a partir de França, durante a Segunda Guerra Mundial”, diz-nos Cláudia Ninhos.

O novo projecto, de carácter transnacional, será proposto ao Programa «Europa para os Cidadãos», que “financia projectos que contribuem para a compreensão da União Europeia, da sua história e diversidade, promovem a cidadania europeia e melhoram as condições da participação cívica e democrática”. Nele participarão, para além do IHC, a Universidade Autónoma de Barcelona, a Universidade de Paris 8, o EUROM — European Observatory on Memories, os Arolsen Archives — International Center on Nazi Persecution, o Dokumentationszentrum NS-Zwangsarbeit, em Berlim, e o Museu de Stutthof.

 

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X