CEEC: Resultados finais dão cinco novos contratos ao IHC
Fev 14, 2025 | Notícias

Concluída a quinta e sexta edições do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico (CEEC) da FCT, o IHC foi contemplado com cinco novos contratos para investigação: dois na categoria de Investigador/a Júnior e três na categoria Investigador/a Auxiliar, o que resultará no regresso de três membros ao Instituto e na continuidade de outros dois, com contratos por seis anos.
Na categoria de Investigador Júnior, Rubén Pérez, que havia sido nosso bolseiro de pós-doutoramento, regressa para continuar o seu projecto de estudo do constitucionalismo e da justiça na Espanha da década de 1930, quando a República tentou implementar um constitucionalismo social e democrático. O projecto vai tocar em temas como a luta pelo controlo da ordem pública entre o Exército e o reformismo republicano ou o controlo da utilização de bens comunitários entre as instituições tradicionais e as novas, como as câmaras e tribunais municipais. Manterá a sua posição de docente na Universidad de Granada, Espanha.
Também como Investigador Júnior e ex-bolseiro de pós-doutoramento do IHC, Miguel Carmo dá continuidade ao estudo das dinâmicas históricas dos grandes fogos florestais em Portugal após 1950. Já tendo trabalhado este tema no contexto do projecto FIREUSES, o Miguel tem como objectivo relacionar os usos do fogo com as tensões sociais nos contextos rurais e agrícolas, bem como analisar as possíveis ligações entre os fogos e a economia política da pasta de papel, sem esquecer o potencial papel das alterações climáticas.
Já na categoria de Investigador Auxiliar, reencontramos Rui Cidra, que nos levará até ao mundo da música e dança, com um projecto que pretende reflectir sobre a relação entre cidadania e a cultura expressiva (som, o movimento, a voz e linguagem) das pessoas migrantes africanas e dos seus descendentes que vivem em Portugal. A questão principal do projecto é “Como é que estas comunidades entendem a voz e a escolha da língua como ferramentas para articular preocupações sociais relacionadas com as experiências quotidianas dos migrantes e as trajectórias diaspóricas que interligam as pátrias africanas e os Estados europeus?”
Pedro Martins, também Investigador Auxiliar, vai abandonar a nossa equipa de gestão de ciência para regressar ao trabalho de investigação a tempo inteiro com um projecto sobre os usos do passado medieval na construção de identidades actuais, numa perspectiva comparativa entre Portugal e outros países europeus. Mais especificamente, como é que o passado medieval foi concebido na sociedade portuguesa após o 25 de Abril, quando a ideia da “nação portuguesa como possuidora de uma espécie de missão divina ou civilizacional” supostamente deu lugar a “uma concepção que procurava um país mais moderno, pós-colonial, europeu”? Cruzando os conceitos de medievalismo e nacionalismo, além de procurar estudar a importância do passado medieval na construção de identidades, o Pedro vai também procurar a relação entre as representações da Idade Média na memória colectiva portuguesa e as de outros períodos históricos, como a época dos “Descobrimentos”.
Por fim, a Giulia Strippoli transita de um contrato de Investigadora Júnior para um de Investigadora Auxiliar com um projecto de investigação acerca do activismo transnacional das mulheres “nos seus próprios termos”. A Giulia vai-se centrar nas relações entre mulheres de Portugal, Angola, Guiné-Bissau e Moçambique durante as guerras coloniais portuguesas e a descolonização, desde o início do conflito armado até à Terceira Conferência das Mulheres em Nairobi. O projecto recorrerá a metodologias baseadas nos estudos interseccionais e transnacionais sobre as mulheres, tendo como ponto de partida uma metodologia feminista pós-colonial “para discutir criticamente conceitos como emancipação, irmandade, maternidade, muito debatidos em grupos de mulheres e feministas, no passado e no presente.”
Parabéns aos cinco!
Outras notícias
-
O projecto PETROSINES foi um dos seis projectos de História que receberam financiamento da FCT
-
Comunicado da equipa do projecto FILMASPORA
-
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025
Pesquisa
Oportunidades
Contratos de Pós-Doutoramento Marie Skłodowska-Curie
Prazo (IHC): 1 Junho 2025
Bolsa de Investigação Pós-Doutoral — SMS
Prazo: 25 Agosto 2025
Notícias
Ricardo Noronha lidera equipa que vai estudar ‘petromodernidade’
Jul 7, 2025
O projecto PETROSINES foi um dos seis projectos de História que receberam financiamento da FCT
Comunicado sobre as Demolições no Bairro de Santa Filomena
Jul 3, 2025
Comunicado da equipa do projecto FILMASPORA
VINCULUM é reconhecido com Prémio da UE para a Ciência Cidadã
Jun 20, 2025
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025