Catarina Laranjeiro estreia filme no Doclisboa
Out 14, 2023 | Notícias

Fogo no Lodo, realizado por Catarina Laranjeiro e Daniel Barroca vai estrear no Doclisboa — 21º Festival Internacional de Cinema, no dia 22 de Outubro, no Cinema São Jorge, estando a concurso na Competição Portuguesa.
O documentário retrata a localidade guineense de Unal, uma aldeia de cultivadores de arroz, cuja população desempenhou um papel crucial na luta de libertação contra o colonialismo português, na Guiné-Bissau, os primeiros a envolver-se na luta armada, mobilizando espíritos ancestrais, os Irãs. Ainda hoje, cada gesto do ciclo do arroz é assombrado pela memória da guerra, trauma também inscrito nos seus rituais, corpos, paisagem e música. Fogo no Lodo é, assim, uma abordagem envolvente a uma complexa dinâmica onde formas religiosas e turbulências políticas se cruzam e fundem, para reivindicar o futuro desta comunidade na Guiné-Bissau contemporânea.
Os realizadores, em nota de imprensa, contam que “a experiência histórica da aldeia de Unal no decorrer da guerra de libertação contra o colonialismo português na Guiné-Bissau foi o que nos levou a realizar o documentário”. O “interesse comum sobre a complexa experiência humana da guerra através do cinema, naquela geografia específica do sul da Guiné-Bissau” foi o que juntou Catarina e Daniel, neste projecto conjunto. “O filme tornou-se um projeto mais amplo sobre a memória da guerra de libertação, a atual tensão entre a comunidade e o estado, a complexa diversidade religiosa, e o trabalho nos arrozais que é um dos pilares económicos da comunidade.”
Além da sessão de estreia, na manhã do dia 25 de Outubro haverá uma outra projecção do documentário, desta feita na Culturgest, à qual se seguirá a sessão inaugural do ciclo 2023-2024 da Oficina de História e Imagem do IHC, onde o público terá a oportunidade de conversar com Catarina Laranjeiro e Daniel Barroca sobre o processo de realização deste projecto que também foi de investigação.
O filme foi produzido por Rui Ribeiro, Elsa Sertório e Ansgar Schaefer (Kintop), com produção executiva de Catarina Laranjeiro e financiamento do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual (Ministério da Cultura).
Outras notícias
-
25 de Setembro, na Praça 1.º de Maio, das 17 às 22h -
Rui Lopes é o novo Presidente da Direcção do IHC -
'Ala Armando de Lacerda' é inaugurada a 17 de Setembro
Pesquisa
Oportunidades
Prémio Amílcar Cabral – 5ª Edição
Prazo: 30 Setembro 2026
Professor/a Auxiliar — Ciências Sociais
Prazo: 18 Setembro 2026
Notícias
IHC na Noite Europeia dos Investigadores em Évora
Set 18, 2026
25 de Setembro, na Praça 1.º de Maio, das 17 às 22h
IHC renova os seus Órgãos Sociais e Coordenações
Set 15, 2026
Rui Lopes é o novo Presidente da Direcção do IHC
PHONLAB dá origem a exposição permanente na Universidade de Coimbra
Set 10, 2026
‘Ala Armando de Lacerda’ é inaugurada a 17 de Setembro