Aurora Almada e Santos vai dar aulas na Universidade de Brown

Abr 20, 2023 | Notícias

Aurora Almada e Santos foi seleccionada pelo júri da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) para ser Professora Visitante na Universidade de Brown. A historiadora do IHC vai estar integrada no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da universidade localizada em Rhode Island, nos EUA, onde irá leccionar, no primeiro semestre do ano lectivo de 2023/2024, a unidade curricular “International Solidarity and Portuguese Decolonization“.

O objetivo da disciplina proposta por Aurora Almada e Santos é providenciar aos alunos uma panorâmica da solidariedade internacional com a luta pela independência e movimentos de libertação das colónias portuguesas, incluindo actores estatais, não-estatais e individuais.

Já em 2021, também Nuno Medeiros, que à época integrava o IHC, havia ganho este mesmo concurso, algo com que o IHC se congratula, saudando a qualidade do trabalho dos seus investigadores e investigadoras, que assim se vê reconhecida internacionalmente.

O júri do concurso foi presidido por Elsa Henriques, administradora da FLAD, e foi composto por António Costa Pinto (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa), Onésimo Teotónio Almeida (Universidade de Brown) e Cristiana Bastos (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa).

Crédito da foto: Diana Barbosa