O Ano da Morte de Ricardo Reis estreia com ‘ajuda’ do IHC

Set 15, 2020 | Notícias

A 1 de Outubro, chegará aos cinemas O Ano da Morte de Ricardo Reis, realizado por João Botelho, a partir do romance homónimo de José Saramago, e com a consultoria histórica dos investigadores do IHC Pedro Aires Oliveira e Quintino Lopes.

Assinalando a estreia, a Fundação José Saramago programou um ciclo de conversas, para as quais convidou Quintino Lopes que, no dia 30 de Setembro, “falará sobre a pesquisa realizada a partir dos materiais preparatórios de José Saramago para o romance.” Na sua investigação, entre outras fontes, o historiador do IHC recorreu não só às anotações de José Saramago, mas também aos jornais, como o Diário de Notícias e O Século, da época (1935-36). Para além disso, no número de Setembro da revista digital Blimunda, será também publicado um dossier sobre o filme e romance, bem como uma entrevista a Quintino Lopes.

O romance O Ano da Morte de Ricardo Reis foi publicado pela primeira vez em 1984 e, nele, José Saramago escolheu como personagem principal Ricardo Reis, o heterónimo de Fernando Pessoa, que teria chegado a Lisboa em Dezembro de 1935, onde se instala e vive “o ano de todos os perigos” — 1936. Agora, João Botelho recupera essa narrativa para o grande ecrã, num filme que conta com Luís Lima Barreto (Fernando Pessoa), Chico Díaz (Ricardo Reis) e Catarina Wallestein (Lídia) como protagonistas.