Os 80 anos do Tarrafal são assinalados no Museu do Aljube

Jul 18, 2016 | Notícias

Prisões políticas em análise por historiadores, artistas e antigos presos políticos

O Instituto de História Contemporânea (FCSH/Universidade Nova de Lisboa) e o Museu do Aljube – Resistência e Liberdade vão assinalar o 80º aniversário da abertura do campo do Tarrafal em Cabo Verde com uma conferência sobre o encarceramento político em colónias europeias durante o século XX, que terá lugar no Museu do Aljube entre 21 e 23 de Julho.

Ao longo de três dias serão apresentados os resultados de investigações sobre prisões e prisioneiros políticos nos impérios britânico, francês, belga, alemão e português, bem como olhares transversais e transnacionais sobre o encarceramento político em situação colonial. Serão oradores convidados Fran Buntman (Universidade de George Washington), Jocelyn Alexander (Universidade de Oxford) e Maria da Conceição Neto (Universidade Agostinho Neto).

Para além disso, a conferência contará ainda com a presença dos realizadores Diana Andringa, Jacinto Godinho, Joaquim Furtado e Mário Bastos, bem como dos antigos presos políticos Edmundo Pedro e Jaime Cohen, numa mesa redonda moderada pelo jornalista do Expresso José Pedro Castanheira.

No último dia, Manuel Alegre e Zeferino Coelho apresentarão o livro “Papéis da Prisão”, da autoria de Luandino Vieira.

Imagem: Campo de São Nicolau (Angola) | Prisioneiros políticos a serem libertados (Maio de 1974) | Autor desconhecido | Arquivo Nacional – Torre do Tombo (Portugal) | PT/TT/SNI/ARQF/RP/003/53694

Outras notícias

CONTACTS

Institute of Contemporary History
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
 Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

WORKING HOURS

Monday to Friday
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

SEARCH

Os 80 anos do Tarrafal são assinalados no Museu do Aljube

Jul 18, 2016 | Notícias

No dia 28 de Março, o IHC assinala os 40 anos da apresentação formal do pedido de adesão de Portugal à CEE, a 28 de Março de 1977, com o colóquio “Uma Missão Estratégica do Portugal Democrático“, organizado em colaboração com outras instituições académicas e diplomáticas.

O colóquio decorrerá no Palácio das Necessidades (Ministério dos Negócios Estrangeiros) e contará com intervenções de académicos e actores diplomáticos contemporâneos dos eventos. A abertura estará a cargo de Margarida Marques, Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, e o fecho a cargo de Jorge Sampaio, Alto Representante da ONU para a Aliança das Civilizações e antigo Presidente da República, que apresentará o livro “José Medeiros Ferreira – Memórias Anotadas“.

A obra póstuma do historiador e político foi coordenada pela historiadora do IHC Maria Inácia Rezola, e pelos familiares de Medeiros Ferreira, Maria Emília Brederode dos Santos e Miguel Medeiros Ferreira. Em nota enviada à imprensa, Maria Inácia Rezola destaca o facto do curto mandato como Ministro dos Negócios Estrangeiros, de apenas quatro meses, se caracterizar pela clarificação da política externa e “pela definição do posicionamento externo de Portugal como país ocidental, europeu e atlântico”, um paradigma que perdura até à actualidade, “perpetuando o contributo visionário de José Medeiros Ferreira para o Portugal democrático”.

Esta jornada é uma iniciativa do IHC, do Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Instituto Europeu da FDUL e do IPRI-NOVA.

Imagem cedida pela Dra. Maria Emília Brederode dos Santos

Outras Notícias

CONTACTS

Institute of Contemporary History
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
 Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

WORKING HOURS

Monday to Friday
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

SEARCH

X