
Como estudar e preservar manifestações culturais efémeras, como uma peça de teatro experimental, uma performance ou a nova dança portuguesa? Este é o desafio que o projecto RESONANCE — Epistemologias da Documentação de Formas de Afecto e Devir nas Manifestações Culturais em Performance (1969-1979), coordenado por Hélia Marçal, vai abraçar.
O objectivo do RESONANCE é analisar as este tipo de manifestações culturais, as baseadas na performance, no período em torno do 25 de Abril (1969-1979), para interrogar a política da memória através de paisagens temporais e afectivas, bem como desafiar a dicotomia epistemológica aparente entre arte da performance e artes performativas. O desafio é grande já que muitas das acções performativas não foram documentadas, pois alguns artistas se opunham a formas de memória inscrita, enquanto outros documentavas as suas obras com parcimónia. Porém, a relevância histórica destas obras é grande, uma vez que foram criadas durante um período de mudanças sociopolíticas e de experimentação global nos domínios das artes visuais e performativas e se caracterizam por um profundo envolvimento com a política no seio de círculos de prática artística. A especificidade temporal destas formas de prática artística é fundamental para compreender a arte baseada na performance e a história urgente destas obras está ainda por fazer.
Além de Hélia Marçal, o projecto vai contar com a participação de Ana Bigotte Vieira (também do IHC), Afonso Dias Ramos (IHA), Filipa Magalhães (CESEM), Ana Pais (ICNOVA), Vasco Baptista Marques (IFILNOVA) e Joana Lia Ferreira (CIUHCT — NOVA FCT). Serão parceiros do projecto o Museu Nacional do Teatro e da Dança e a Fundação Calouste Gulbenkian.
Este foi um dos seis projectos na área das Artes que receberam financiamento da FCT no âmbito do Concurso de Projetos de IC&DT em Todos os Domínios Científicos, lançado no final de 2023, e um dos apenas três com financiamento FEDER nesta área disciplinar. Esperam-se benefícios para as indústrias criativas, artistas, públicos académicos e não-académicos.
Outras notícias
-
RESONANCE é coordenado por Hélia Marçal
-
Foi uma das personalidades homenageadas pela Câmara Municipal do Porto
Pesquisa
Oportunidades
Prémio Amílcar Cabral – 4ª Edição
Prazo: 30 Setembro 2025
Bolsa de Investigação Pós-Doutoral — SMS
Prazo: 25 Agosto 2025
Notícias
Quarta edição do Prémio Amílcar Cabral
Jul 17, 2025
Candidaturas abertas até 30 de Setembro
Manuel Loff recebe Medalha de Mérito do Porto
Jul 14, 2025
Foi uma das personalidades homenageadas pela Câmara Municipal do Porto
Ricardo Noronha lidera equipa que vai estudar ‘petromodernidade’
Jul 7, 2025
O projecto PETROSINES foi um dos seis projectos de História que receberam financiamento da FCT