junho, 2024

21jun11:00 am12:30 pmVerdade, Justiça e MemóriaCiclo Doutoral de Conversas do IN2PAST11:00 am - 12:30 pm Iscte — Instituto Universitário de Lisboa, Avenida Prof. Aníbal Bettencourt, 1600 — 1649-026 LisboaTipologia do Evento:Ciclo,Outros

Detalhe do cartaz da conversa “Verdade, Justiça e Memória”, integrada no Ciclo Doutoral de Conversas do Intopast. 21 de Junho às 11 horas. Com Francisco Azevedo Mendes, do Lab2PT, Rui Cunha Martins, do IHC, e Rui Llera Blanes, do Cria. O cartaz inclui uma fotografia de um edifício em reconstrução, uma antiga prisão militar em Angola.

Oitava sessão do Ciclo Doutoral de Conversas do IN2PAST, que visa promover o cruzamento de saberes científicos cuja diversidade define o laboratório.

Verdade, Justiça e Memória
Ciclo Doutoral de Conversas do IN2PAST

Oradores: Francisco Azevedo Mendes (Lab2PT – Universidade do Minho / IN2PAST), Rui Cunha Martins (IHC – NOVA FCSH / IN2PAST / Universidade de Coimbra) e Ruy Llera Blanes (CRIA – Iscte / IN2PAST)

Nesta mesa-redonda serão apresentadas reflexões sobre a interseção entre verdade, justiça e políticas de memória em contextos pós-coloniais, autoritários e pós-autoritários, e pós-violência, a partir de pesquisas no Brasil, Portugal, Angola e Guiné-Bissau. Em particular, serão trazidos estudos de caso em torno do 27 de Maio de 1977 em Angola, guerra e golpes de Estado na Guiné-Bissau, e o 25 de Abril de 1974 em Portugal, entre outros. Tendo esta base, a preocupação principal dos três intervenientes é refletir com o público presente sobre o eventual interesse metodológico dessa interseção nas diversas investigações doutorais, evitando reduzir a discussão a um âmbito disciplinar específico. Nesse sentido, mobilizamos para a discussão a abrangência incalculável do IN2PAST.

A sessão não se destina apenas à comunidade científica/ académica: é aberta a toda a população e de acesso livre, apenas sujeito à capacidade da sala. Quem não tiver possibilidade de estar presente poderá assistir via Zoom.

Cartaz da conversa “Verdade, Justiça e Memória”, integrada no Ciclo Doutoral de Conversas do Intopast. 21 de Junho às 11 horas, na Sala B323 do Iscte. Com Francisco Azevedo Mendes, do Lab2PT, Rui Cunha Martins, do IHC, e Rui Llera Blanes, do Cria. O cartaz inclui uma fotografia de um edifício em reconstrução, uma antiga prisão militar em Angola, à frente do qual está um homem negro com o olhar a dirigir-se para a câmara e com um sorriso intrigante.

Imagem: Antigo preso na Casa de Reclusão Militar em 1977 reage ao projeto de reabilitação do espaço, sede do futuro Museu da Luta de Libertação de Angola (© Ruy Llera Blanes, Outubro de 2023)

Sobre o ciclo:
O Ciclo Doutoral de Conversas vai decorrer em Évora, Lisboa e no Minho, entre Novembro de 2023 e Junho de 2024. Promove o cruzamento de saberes científicos cuja diversidade define a vocação transdisciplinar do nosso laboratório, da química e da música à história da arte e à arquitectura, da antropologia à história contemporânea ou à arqueologia. Ao mesmo tempo, as conversas favorecem o diálogo entre práticas científicas de conhecimento do passado e outras formas culturais de o usar e compreender, de intervenções patrimoniais à elaboração de políticas públicas de memória, passando pela criação artística.
As conversas decorrerão nos diferentes pólos do IN2PAST, do Sul ao Norte do país. São abertas à participação dos nossos/as estudantes de doutoramento e investigadores/as doutorados, mas também de colegas de outros centros de investigação e de profissionais do sector da cultura que trabalham em arquivos, museus, monumentos, sítios arqueológicos ou parques naturais.

Organização: António Candeias, Fátima Ferreira, Joana Cunha Leal, José Mirão, José Neves, Manuel Pedro Ferreira, Nélia Dias, Paulo Simões Rodrigues, Ricardo Castro, Rita Hasse Ferreira e Sónia Almeida.

(Sexta-feira) 11:00 am - 12:30 pm

Iscte — Instituto Universitário de Lisboa