fevereiro, 2023
Detalhes do Evento
Discussão sobre as questões do autoritarismo e da democracia no Brasil para melhor compreender o actual momento político vivido pelo país. Autoritarismo e democracia no Brasil, de Vargas a
Ver mais
Detalhes do Evento
Discussão sobre as questões do autoritarismo e da democracia no Brasil para melhor compreender o actual momento político vivido pelo país.
Autoritarismo e democracia no Brasil, de Vargas a Bolsonaro
Luciano Aronne de Abreu (Professor Titular, Pontifícia Universidade Católica de Rio Grande do Sul – PUCRS)
Comentários de Bruno Zorek e Mélanie Toulhoat (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST) e Paula Borges Santos (IPRI — NOVA)
O discurso autoritário de Jair Bolsonaro e o Bolsonarismo não se constituem exactamente em pontos fora da curva na longa tradição conservadora e autoritária brasileira, na qual ele próprio busca se situar. Por outro lado, devem ser compreendidos em suas especificidades e a partir da sua própria “linguagem da destruição”.
Nesse sentido, considerando-se que o Brasil viveu nesses últimos anos sob um contexto de transição à ditadura, refreado por uma ampla mobilização de importantes sectores políticos, institucionais e da sociedade civil e pelo resultado das últimas eleições presidenciais, propõe-se aqui uma ampla discussão sobre as questões do autoritarismo e da democracia no Brasil como forma de melhor compreender o actual momento político vivido pelo país. Para isso, deve-se olhar com cuidado e atenção para o passado ditatorial do país e identificar os seus possíveis pontos de contacto e afastamento com o fenómeno do Bolsonarismo.
Para reflexão, propõe-se as seguintes questões: O que há de novo no autoritarismo à brasileira do século XXI? Como podemos compreender, não apenas a vitória eleitoral de Jair Bolsonaro em 2018 mas, sobretudo, sua resiliência em 2022?
Organização:
Pedro Aires Oliveira e Maria Inácia Rezola — Grupo de Investigação em História Política Comparada (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
Imagem: Comitiva de Getúlio Vargas (ao centro) fotografada por Claro Jansson durante sua passagem por Itararé (São Paulo) a caminho do Rio de Janeiro após a vitoriosa Revolução de 1930 (Fonte: ALSP / Wikimedia Commons).
Tempo
(Quarta-feira) 3:00 pm - 6:00 pm
Localização
NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala SE1
Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboacomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa