IHC participa em Acção COST que coloca “vestígios” em foco
Out 15, 2021 | Notícias

O IHC foi uma das instituições proponentes da Acção COST “Traces as Research Agenda for Climate Change, Technology Studies, and Social Justice” [Vestígios como Agenda de Investigação para as Alterações Climáticas, Estudos de Tecnologia e Justiça Social], que deu origem à Rede TRACTS.
Lee Douglas, investigadora do IHC e bolseira Marie Sklowdowka Curie, é um dos membros da equipa, que é liderada por Aimée Joyce (University of St Andrews), e explica-nos que a TRACTS tem como objectivo “colocar em contacto investigadores, artistas e profissionais cujo trabalho considera o modo como vestígios incompletos, parciais ou fraturados de eventos críticos e não-resolvidos do passado podem ser activados para obter significados no presente”.
Para os investigadores das ciências humanas e sociais, bem como para os das ciências naturais, os vestígios históricos são ferramentas metodológicas e analíticas importantes para o estudo dos fenómenos passados e presentes. Desde o achado arqueológico à marca visual ou a um fragmento corporal, os vestígios do passado podem actuar como veículos para a produção de conhecimento de uma forma ampla: em laboratórios científicos, na investigação de direitos humanos, em museus, na conservação do património ou até mesmo em projetos de infraestrutura e meio ambiente.
A TRACTS vai iniciar as suas actividades no final do mês de Outubro, reunindo, para além dos do IHC, investigadores de instituições britânicas, alemãs, croatas, espanholas e turcas, entre outras. Será constituída por cinco grupos de trabalho que vão considerar os desafios éticos, conceptuais e metodológicos que o conceito de “vestígio” representa para investigadores, activistas, juristas e outros profissionais que procuram compreender o modo como as imagens, objectos ou outros vestígios históricos são activados no presente.
Os detalhes sobre esta iniciativa estão disponíveis neste link e as notícias da rede podem ser seguidas no Twitter em @tracts_network.
Outras notícias
-
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025
-
A obra sobre a história da indústria gráfica nacional foi galardoada com o prémio de Ouro na categoria Design...
-
O artigo de Quintino Lopes, Francisco de Lacerda e Ana Simões, foi o vencedor da edição 2025.
Pesquisa
Oportunidades
Contratos de Pós-Doutoramento Marie Skłodowska-Curie
Prazo (IHC): 1 Junho 2025
Notícias
VINCULUM é reconhecido com Prémio da UE para a Ciência Cidadã
Jun 20, 2025
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025
Obra IHC-APIGRAF recebe prémio de design editorial
Jun 16, 2025
A obra sobre a história da indústria gráfica nacional foi galardoada com o prémio de Ouro na categoria Design Editorial — Livro.
Quintino Lopes é um dos vencedores do Prémio A. H. de Oliveira Marques
Jun 12, 2025
O artigo de Quintino Lopes, Francisco de Lacerda e Ana Simões, foi o vencedor da edição 2025.