Xurxo Ayán participa em projecto no Valle de los Caídos
Abr 28, 2021 | Notícias

Iniciaram-se ontem, 27 de Abril, as escavações do projecto Arqueologia do Valle de los Caídos, nas quais participa Xurxo Ayán. O arqueólogo do IHC está particularmente interessado em estudar o papel de Portugal nas obras de construção daquele monumento, no âmbito do seu projecto de investigação acerca da arqueologia do Estado Novo.
A equipa, liderada por Alfredo González-Ruibal (Instituto de Ciencias del Patrimonio — CSIC) e financiada pelo governo espanhol, vai procurar conhecer melhor as condições de vida dos operários — tanto os presos sujeitos a trabalho forçado como os trabalhadores livres — que viveram junto ao Valle de los Caídos durante a sua construção.
Na verdade, esta é a segunda fase do projecto, que se iniciou em Março com a recolha de documentação acerca dos trabalhadores e dos espaços por eles ocupados, nomeadamente no Arquivo Geral do Palácio Real de Madrid e no Arquivo Geral da Administração de Alcalá de Henares. Agora, vão ser feitos levantamentos extensivos, intensivos e escavações arqueológicas de várias estruturas relacionadas com a repressão, o controlo e o trabalho — como barracas, casas, quartéis e outros elementos que possam ser localizados entretanto. A terceira fase compreenderá a análise de todos os dados recolhidos.
Numa crónica publicada no jornal espanhol Público, González-Ruibal explica que o objectivo último do projecto é “transformar um espaço de memória franquista num espaço de memória democrática que ultrapasse o discurso da ditadura, que ainda domina a sua percepção pública, e que construa uma nova história que explique porque é que [o Valle de los Caídos] foi concebido e construído e porque é que é indispensável a sua transformação numa ferramenta pedagógica acerca da guerra e do franquismo em contexto democrático”. Acrescenta ainda que “escavar é uma forma de fazer memória.”
Imagem: Valle de los Caídos e paisagem envolvente (Crédito: Jorge Díaz Bes)
Outras notícias
-
A FCSH vai celebrar o Dia da Investigação e Inovação com o tema "Investigação nos Eixos" -
Mélanie Toulhoat faz parte da equipa do projecto DEGESUD — Descentralizar as «ciências da infância» -
Novos contratos de investigação: quatro na categoria Júnior e quatro na categoria Auxiliar
Pesquisa
Oportunidades
Bolsa de Investigação para Doutoramento — STEXEU
Prazo: 28 Novembro 2025
Notícias
IHC no Dia da Investigação e Inovação da FCSH
Nov 6, 2025
A FCSH vai celebrar o Dia da Investigação e Inovação com o tema “Investigação nos Eixos”
Mélanie Toulhoat colabora em projecto da Universidade de Genebra
Out 30, 2025
Mélanie Toulhoat faz parte da equipa do projecto DEGESUD — Descentralizar as «ciências da infância»
IHC recebe oito novos contratos CEEC da FCT
Out 22, 2025
Novos contratos de investigação: quatro na categoria Júnior e quatro na categoria Auxiliar