Pedro Mota Tavares

Contacto:
pfmmtavares@campus.fcsh.unl.pt

Biografia

Pedro Mota Tavares é doutorando em História, na especialidade em História Contemporânea, e mestre em História e Património pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, desde 2019.

Investigador integrado no Instituto de História Contemporânea desde 2021, tem como principais interesses de investigação o estudo dos recursos na composição da paisagem cultural e o metabolismo agrário nos séculos XVIII e XIX, visando sobretudo a área de fronteira no Nordeste de Portugal. Trabalha com metodologias de reconstrução e leitura das alterações provocadas na paisagem, tendo por base a perspetiva histórica e a análise comparativa.

Desde 2020, participa como colaborador externo no projeto de investigação multidisciplinar “COMON: Analyse des «communaux» en territoire de montagne”, coordenado por Jean-François Joye (CDPPOC – Faculté de Droit de Chambéry) e financiado pela Fondation Université Savoie Mont Blanc.

Áreas de Investigação

• História económica e social
  • História do ambiente
  • Historia da paisagem e recursos naturais – sécs. XVIII-XIX
  • Estudos de fronteira

Publicações destacadas

• Tavares, Pedro Mota, “Biens communaux et communautés de montagne dans la région portugaise de Trás-os-Montes (1766-1939),” in Les biens communaux / propriétés foncières collectives au 21ème siècle. De l’histoire aux utilités modernes, editado por Jean-François Joye. Chambéry: Fondation Université Savoie Mont Blanc, no prelo.
  • Tavares, Pedro Mota, “A exploração dos baldios em Trás-os-Montes (sécs. XVIII-XIX),” in Paisagens culturais: heranças e desafios no território. Atas do VIII Congresso de Estudos Rurais & VIII Encontro Rural RePort, editado por Orlando Simões, 238–249. Lisboa: SPER, 2021.
  • Tavares, Pedro Mota. “Cultivo e consumo da batata em Trás-os-Montes: impactos socioeconómicos nos séculos XVIII-XIX,” Brigantia, 33 (2020): 65-78 [PDF]
  • Tavares, Pedro Mota. “Rio de Onor / Rihonor de Castilla: o entendimento de um passado comum nas descrições do lugar (sécs. XVIII-XIX),” Brigantia, 36-37 (2019): 441-454. [PDF]

Projectos principais

• Colaborador no projecto “COMON: Analyse des «communaux» en territoire de montagne” — Coordenado por Jean-François Joye (CDPPOC – Faculté de Droit de Chambéry) e financiado pela Fondation Université Savoie Mont Blanc. 2018-2021 [link]