Victor Barros Recebe Menção Honrosa
Out 22, 2020 | Notícias

O investigador Victor Barros foi agraciado com uma Menção Honrosa no III Prémio Internacional de Investigação Histórica «Agostinho Neto», pela obra “Comemorações da Memória do Império nas Colónias durante o Estado Novo: Usos Públicos da História, Colonialismo e Colonização de Imaginários”.
Como se pode ler na acta do prémio, o júri decidiu atribuir esta menção honrosa ao trabalho do Victor Barros pela “abrangência geográfica do tema que comporta as diversas partes do antigo império colonial português, com uma dimensão inovadora relativa à problemática da memória e do imaginário nas colónias”.
A vencedora do Prémio foi Cristina Sá Valentim, do Centro de Estudos Sociais, com a obra “Sons do Império, Vozes do Cipale, Canções Cokwe, Poder e Trabalho durante o colonialismo tardio na Lunda, Angola”. Na avaliação das obras concorrentes foi valorizada “a relevância historiográfica, a inovação conceptual, metodológica e temática, a clareza e coerência de argumento e a pesquisa arquivística”.
O Prémio Internacional de Investigação Histórica «Agostinho Neto» é uma iniciativa da Fundação Dr. António Agostinho Neto, da Universidade Zumbi dos Palmares e da UNESCO e destina-se a “galardoar as obras de investigação inéditas escritas sobre Angola, África, Agostinho Neto, Brasil, a Diáspora e Afrodescendentes que contribuam para o melhor conhecimento da história de Angola, do Brasil e de África”.
Outras notícias
-
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025
-
A obra sobre a história da indústria gráfica nacional foi galardoada com o prémio de Ouro na categoria Design...
-
O artigo de Quintino Lopes, Francisco de Lacerda e Ana Simões, foi o vencedor da edição 2025.
Pesquisa
Oportunidades
Contratos de Pós-Doutoramento Marie Skłodowska-Curie
Prazo (IHC): 1 Junho 2025
Notícias
VINCULUM é reconhecido com Prémio da UE para a Ciência Cidadã
Jun 20, 2025
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025
Obra IHC-APIGRAF recebe prémio de design editorial
Jun 16, 2025
A obra sobre a história da indústria gráfica nacional foi galardoada com o prémio de Ouro na categoria Design Editorial — Livro.
Quintino Lopes é um dos vencedores do Prémio A. H. de Oliveira Marques
Jun 12, 2025
O artigo de Quintino Lopes, Francisco de Lacerda e Ana Simões, foi o vencedor da edição 2025.