Margarida Ramalho inaugura exposição no Luxemburgo
Fev 14, 2020 | Notícias

Inaugurou ontem a exposição Portugal e Luxemburgo – Países de Esperança em Tempos Difíceis, com curadoria científica da investigadora Margarida de Magalhães Ramalho a convite da Memoshoah Luxembourg, na Abadia de Neimenster, o principal centro cultural da cidade do Luxemburgo.
A mostra é bilíngue (francês e português) e está estruturada em duas partes, explica-nos Margarida Ramalho: “Uma, relativa à questão da ascensão do nazismo e o êxodo de centenas de pessoas, primeiro para o Luxemburgo e, depois da invasão deste país, para Portugal. A segunda parte, está relacionada com o movimento inverso, ou seja, a ida, nos anos 1970, de centenas de portugueses que procuravam escapar da miséria ou da guerra colonial.”
A exposição foi comissariada no âmbito da presidência luxemburguesa da International Holocaust Remembrance Alliance e conta com o alto patrocínio do Presidente da República Portuguesa e dos Grão-duque e Grã-duquesa do Luxemburgo. Estará patente, com entrada livre, até ao dia 10 de Maio.
Outras notícias
-
É um dos curadores da exposição “Olhares Críticos no Arquivo Colonial – Sombras e Memórias” -
Participará no encontro “Desconstruir o Colonialismo: Entre Tradição e Revolução” -
"É muito importante tornar a história da democracia em Portugal muito presente"
Pesquisa
Oportunidades
Contratos de Pós-Doutoramento Marie Skłodowska-Curie
Prazo (IHC): 1 Junho 2026
Notícias
Nuno Silas expõe no MUHNAC
Abr 29, 2026
É um dos curadores da exposição “Olhares Críticos no Arquivo Colonial – Sombras e Memórias”
Pedro Cerdeira, Prémio Amílcar Cabral, em Lisboa
Abr 28, 2026
Participará no encontro “Desconstruir o Colonialismo: Entre Tradição e Revolução”
Fernando Rosas: o actor da história que estudou
Abr 23, 2026
“É muito importante tornar a história da democracia em Portugal muito presente”